Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

“Férias Criativas – Abril Juvenil”, novo conceito, novos espaços, novos públicos

15 Março 2010
“Férias Criativas – Abril Juvenil”, novo conceito, novos espaços, novos públicos

Organizado pela Câmara Municipal de Leiria, o programa "Férias Criativas - Abril Juvenil", irá ter lugar de 29 de Março a 9 de Abril, em diversos espaços da cidade.

Esta iniciativa de cariz social, cultural e pedagógico, pretende assumir-se como um programa de ocupação de tempos livres, tendo por base a disponibilização de um conjunto diversificado de actividades, numa perspectiva lúdica e pedagógica, a pensar em crianças e jovens, a partir dos 5 anos de idade.

Na edição deste ano, serão introduzidos elementos inovadores, com a apresentação de um novo conceito, bem como novos espaços e novos públicos (pela primeira vez terão lugar actividades no Castelo de Leiria, aspecto que com certeza irá atrair e entusiasmar os mais novos a participar nesta iniciativa) e também pela primeira vez o programa "Férias Criativas – Abril Juvenil" abrange um público mais vasto que inclui crianças a partir dos cinco anos de idade.

Neste sentido e para prestar um apoio efectivo às famílias com vista à ocupação lúdica e pedagógica das crianças no período das interrupções lectivas, as actividades dirigidas às crianças entre os 5 e os 12 anos, serão concentradas em espaços municipais, que estarão em funcionamento das 9 às 17 horas: o "Castelo Encantado" a ter lugar no Castelo de Leiria e o "Triângulo Divertido" a decorrer no Moinho do Papel, Bombeiros Municipais e Centro de Interpretação Ambiental (CIA).

Os pais poderão ainda optar por diferentes turnos, ou seja, durante as duas semanas em que a iniciativa decorre, as crianças podem participar no turno da manhã, da tarde, ou em ambos. Outra inovação é a possibilidade de incluir o almoço na inscrição. Todas estas alternativas introduzidas pela Autarquia este ano, foram pensadas para colmatar as dificuldades dos pais que não têm onde deixar os seus filhos no período das férias de Páscoa.

Para além disso, à semelhança dos anos anteriores e essencialmente a pensar nos jovens acima dos 12 anos, serão, paralelamente dinamizadas diversas oficinas designadas por "Férias +", que decorrerão em vários espaços da cidade e cujos temas são extremamente aliciantes, como é o caso da "Oficina de Fotografia" e da "Get-It – Formação para empreendedores".

Relativamente aos novos públicos, pela primeira vez, teremos a participação especial de surdos e invisuais, quer com o desenvolvimento de Oficinas Inclusivas, quer com a participação destes no "Castelo Encantado" e/ou no "Triângulo Divertido", sendo devidamente acompanhados no decurso das actividades.
"Férias Criativas – Abril Juvenil" conta com a parceria do Governo Civil de Leiria, Base Aérea de Monte Real, RAL 4, E.P.L, IPL, Instituto Português da Juventude, ISLA, Jornal de Leiria, SIMLIS e VALORLIS, entre muitos outros parceiros e irá oferecer às crianças e aos jovens, uma quinzena plena de actividades, abordando diversas temáticas, com especial ênfase nas artes, no património, no ambiente e na segurança; estimulando a aquisição de hábitos de vida saudáveis e potenciando a aquisição de valores e de uma consciência crítica, fortalecedores de uma cidadania participativa e capaz de conduzir à mudança.

Informações acerca desta iniciativa poderão ter lugar na Divisão de Acção Educativa Municipal através do telefone 244 839 640, na Divisão da Cultura e Gestão de Espaços Culturais através do telefone 244 839 661, ou através dos e-mails: educacao@cm-leiria.pt:/ mfernandes@cm-leiria.pt .

As inscrições deverão ser efectuadas presencialmente na Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Leiria a funcionar no Edifício Banco de Portugal.

Leiria, 15 de Março de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title