Links rápidos

Câmara promoveu sessão de esclarecimento sobre alargamento do IC2

18 Março 2010
Câmara promoveu sessão de esclarecimento sobre alargamento do IC2

Teve lugar no passado dia 16 de Março, no Centro Associativo Municipal de Leiria uma sessão de esclarecimento sobre o Projecto de Alargamento do Itinerário Complementar 2 (IC2), com o qual se pretende melhorar a segurança a nível rodoviário.

Esta sessão de esclarecimento na qual estiveram presentes cerca de 80 pessoas, contou com a presença de Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Lino Pereira, Vereador responsável pelo Planeamento e Ordenamento do Território, Sónia Saraiva em representação da EP – Estradas de Portugal, entidade promotora da obra, Jorge Serra da LOC – Litoral Oeste Construtores, entidade responsável pela concepção e construção da mesma e Nélia Pinto da COBA, empresa projectista da obra.

Nesta sessão que teve como objectivo prestar as informações necessárias quanto ao processo de concepção, construção e expropriação no âmbito daquela obra, bem como dos restabelecimentos previstos e ligações propostas da Rede Municipal ao IC2, Raul Castro mencionou que "é extremamente importante que esta obra avance para salvaguarda de todos e para melhorar a segurança rodoviária". O autarca referiu ainda, que esta, é uma obra importante para Leiria, cujo resultado final justificará alguns sacrifícios que tenham de ser feitos, na sua execução, nomeadamente ao nível da circulação rodoviária durante o decurso da obra.

O alargamento do IC2 prevê um sublanço de um quilómetro a partir da freguesia de Azoia até ao nó do IC 36, via que vai ligar as auto-estradas 1 e 8 em Leiria.

A obra vai ter perfil de auto-estrada, com separador central e vias colectoras para tráfego local.

Nos restantes três quilómetros, até ao nó com a estrada nacional 109, na freguesia de Marrazes, o projecto contempla também o perfil de auto-estrada, com separador central e duas faixas com três vias cada, apontando-se o seu início para o mês de Abril.

Esta obra integra a concessão rodoviária Litoral Oeste que inclui ainda, nos lanços sem portagem, o IC9 entre Nazaré e Tomar e as variantes de Alcobaça e Nazaré, assim como a Cintura Oriente e a Via de Penetração, ambas em Leiria.

Leiria, 18 de Março de 2010