Links rápidos

Em Leiria 3.500 pessoas participaram na “Semana da Leitura para Todos”

27 Abril 2010

A "Semana da Leitura para Todos" que decorreu de 17 a 24 de Abril, foi um verdadeiro sucesso que contou com 3.500 participantes.

Esta iniciativa do PNL (Plano Nacional da Leitura), com a organização conjunta da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, da Rede de Bibliotecas Concelhias e da Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria, contando ainda com o apoio da Gradiva, Imagens & Letras, Livraria Arquivo, Imaginarium e McDonalds, ultrapassou todas as expectativas, ficando assim demonstrada a importância do trabalho desenvolvido em rede.

A colaboração e o empenho de todos os que trabalharam em conjunto para que esta iniciativa tivesse tanto sucesso e para que a sua abrangência fosse significativa, fica premiada pela total adesão dos leirienses, que com a sua participação na "Semana da Leitura para Todos" demonstraram que o livro ocupa um papel importante nas suas vidas.

O vasto leque de actividades promovidas em diversos espaços, e destinadas a todos os públicos, nomeadamente crianças, jovens, adultos, idade maior e pessoas com necessidades especiais, teve ainda uma componente muito forte de originalidade, que decerto contribuiu para o sucesso desta iniciativa.

Hora do conto e do livro inclusivo, poemas em língua gestual portuguesa, conferências no âmbito da leitura, Parar para Ler, Árvore da Palavra (Braille Pictogramas), bem como a edição do Jornal de Leiria em Braille, iniciativa com a qual terminou a "Semana da Leitura para Todos", foram algumas das actividades em que muitas pessoas participaram, não esquecendo as visitas do Vereador Gonçalo Lopes ao Hospital de Santo André, para oferecer livros ao serviço de Pediatria e para, num gesto simbólico, oferecer o cartão de leitor da Biblioteca Municipal às crianças nascidas a 23 de Abril, Dia Mundial do Livro.

"A Semana da Leitura para Todos" foi iniciativa absolutamente abrangente, que promoveu a versatilidade, a originalidade e a inclusão.

Leiria, 27 de Abril de 2010