Passar para o Conteúdo Principal

Diogo Piçarra em Pessoa, Mário de Carvalho e um acampamento com histórias marcam Feira do Livro e da Leitura de Leiria

Flivro 1 675 2500
17 Março 2017

Um espetáculo de Diogo Piçarra inspirado em Fernando Pessoa, um acampamento noturno com histórias para alunos, uma conversa com o escritor Mário Carvalho, tertúlias, sessões de autógrafos, música e teatro são alguns dos destaques da Feira do Livro e da Leitura que decorre de 29 de março a 2 de abril em Leiria.

A edição deste ano, em que participam as livrarias Americana, Arquivo, Boa Leitura, FNAC, Gráfica de Leiria e Letras & Livros, vai ter como epicentro o Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, numa iniciativa da Câmara Municipal de Leiria, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Associação de Comércio, Indústria e Serviços da Região de Leiria (ACILIS), contando com o apoio do Instituto Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

A inauguração da Feira do Livro e da Leitura está marcada para dia 29 de março, às 10:00, pelo Coro Juvenil do Orfeão de Leiria, um dia marcado ainda pela presenta da escritora infanto-juvenil Maria Inês Almeida e pela apresentação do livro “Será Príncipe ou Principite?”, de Margarida Castelão.

Os três primeiros dias do certame têm uma programação focada especialmente no público estudantil, com várias iniciativas relacionadas com a promoção da leitura e a literatura infanto-juvenil e atividades culturais desenvolvidas pelos próprios alunos.

Está prevista a passagem de 2.000 alunos do primeiro ciclo pelo certame e cerca de 250 do secundário.

Diogo Piçarra em Pessoa

No dia 30 de março, o destaque vai para o espetáculo musical “Diogo Piçarra em Pessoa” e uma sessão de autógrafos, às 10:00.

Neste projeto, Diogo Piçarra, conhecido do grande público como cantor, faz uma abordagem à obra de Fernando Pessoa, que propõe “uma abordagem ímpar à obra de Pessoa. Numa procura incessante de auto e heteroconhecimento, Diogo encontra-se em Pessoa, selecionando e reconstruindo 20 dos seus poemas, revisitando, igualmente, a sua heteronímia (Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis)”.

Tendo como alicerce as próprias vivências, Diogo Piçarra revela também os seus heterónimos e respetivas histórias de vida (Luna Thea, Walter Ego e Ingenuo Garcia) que, ao longo do livro, confrontam-se com os heterónimos de Pessoa.

No segundo dia do evento, está ainda prevista uma sessão de autógrafos por Maria Francisca Gama, a iniciativa “Ler é Fixe”, na Casa Museu Centro Cultural João Soares, e ainda apresentação do livro “João Molengão no Reino da Alimentação”, de Inês Gonçalves e Leonor Lourenço, uma edição da Câmara Municipal de Leiria no âmbito do Programa de Educação Alimentar e para a Leitura “Vamos Ler +”, integrada no projeto educativo municipal.

Acampar com histórias

No terceiro dia da Feira do Livro e da Leitura, 31, um dos desafios é “Acampar com histórias | Noites Happy Readers”, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. Nesta iniciativa, as crianças participantes (dos 8 aos 10 anos) são desafiadas para uma noite de aventura num ambiente fantástico de contos de encantar, livros, autores, ilustra dores e contadores de histórias. O programa desenrola-se entre as 18:00 do dia 31 e as 11:30 do dia seguinte, com jogos, música, poesia e contos.

No programa deste dia, destaque ainda para a presença do escritor Sérgio Luís Carvalho, atividades culturais e atuação da Escola de Dança Diogo de Carvalho.

No fim-de-semana, no dia 1 de abril, a Feira do Livro e da Leitura decorre entre as 15:00 e as 23:00 e no dia 2 entre as 15:00 e as 20:00.

No sábado, o certame abre com a Festa das Histórias d’Ajudaris, numa programação que contempla ainda a iniciativa “Céu d’Afetos em família”, com Sofia Duarte, entre outras atividades para os mais pequenos ao longo do fim-de-semana, que irão decorrer no espaço “Viver no Mundo Encantado”, decorado com as ilustrações de Tânia Bailão Lopes. Às 17 horas segue-se a apresentação do livro “A Gorda”, de Isabela Figueiredo.

A produção literária no concelho estará também em destaque, com uma tertúlia e sessões de autógrafos que junta vários autores da região com obra publicada recentemente, às 18:00, seguida do concerto “Café Central” às 21h30.

Mário de Carvalho no Leiria Convida

No domingo, 2 de abril, destaque para a participação do escritor Mário de Carvalho, no Leiria Convida, às 17:00, numa tertúlia em registo informal, com um dos mais prestigiados autores portugueses em diversos géneros literários, como o romance, novela, conto, ensaio e teatro.

O programa deste dia, em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil, abre às 15:00, com a dramatização do conto “Os Olhos d’Água”, de Luís Mourão, seguida da entrega de prémios aos vencedores do “Concurso de Ilustração de Contos Infantis 2016/2017” a ele alusivo.

Segue-se “Céu d’Afetos em família” e a entrega de prémios do “Concurso 100 anos da GNR em Leiria”, às 15:45. Uma sessão de leitura com ilustração ao vivo, por Tânia Bailão Lopes, às 16:00, e o concerto de encerramento, pela “Orquestra Atípica Os Martinhos”, completam o programa do dia.

Vale oferta aos alunos do 1.º ciclo para aquisição de um livro

O Município de Leiria vai atribuir um vale oferta no valor de dois euros aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico para apoiar na aquisição de um livro na Feira do Livro e da Leitura, com o objetivo de promover o livro e a leitura junto das nossas crianças e comunidades.

Na base desta medida está a importância que a leitura assume na promoção do sucesso escolar, tal como a necessidade de envolver, cada vez mais, as famílias no processo educativo dos seus educandos, e a importância de estimular e incentivar a participação dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e suas famílias no certame. Serão contemplados 4.050 alunos, num total de 8.100 euros.

Semana da Leitura para 7.000 alunos

Associada à Feira do Livro, realiza-se a Semana da Leitura, de 21 de março a 2 de abril, com o tema “O prazer de Ler”, uma iniciativa do Município em parceria com a Rede de Bibliotecas de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria.

Com um total de 321 atividades, que se realizam em várias escolas do concelho, Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e Teatro Miguel Franco, para um público de 7.000 alunos, a Semana da Leitura abre com uma Gala da Poesia, no Teatro Miguel Franco, às 14:00, com a participação de 210 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas e escolas participantes integrada na programação da Ronda Poética.

A comemoração do centenário do nascimento do escritor Manuel Ferreira, natural de Marrazes, é outro dos destaques do programa.

O programa contempla ainda um conjunto de atividades extra escolas, dinamizadas por professores e bibliotecários, no Estabelecimento Prisional de Leiria (de 21 a 31 de março) e Centro Hospitalar de S. Francisco (27 de março), com o objetivo de levar a leitura a novos espaços e públicos, impossibilitados de se deslocarem aos locais habituais.

O programa prevê ainda atividades de dinamização da leitura no Centro Histórico de Leiria, por alunos do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, dia 27 de março.

Os alunos das escolas do 1.º ciclo vão ainda dinamizar uma série de atividades no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, no decorrer da Feira do Livro e da Leitura.

Programa

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999