Passar para o Conteúdo Principal

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Bmalv 5 site 1 675 999

Em 30 de abril de 1955 abria pela primeira vez ao público, nos Paços do Concelho, em Leiria, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. Atualmente está instalada no Largo Cândido dos Reis (Terreiro), cujo edifício foi inaugurado em 25 de setembro de 1997, o seu nome é uma homenagem ao seu doador inicial, o poeta leiriense Afonso Lopes Vieira.

A livraria privada do escritor encontra-se, no edifício da Biblioteca, disposta do mesmo modo como se encontrava no “Palácio da Rosa”, a sua residência em Lisboa. A doação foi expressa verbalmente à sua mulher, D. Helena Aboím e ao seu amigo Américo Cortez Pinto, que após a sua morte materializaram a vontade do poeta.

Ao longo das décadas o acervo desta biblioteca tem sido enriquecido por outras doações institucionais e individuais, para além das aquisições da Câmara Municipal de Leiria, tendo no presente cerca de 100 mil títulos, nos mais variados suportes e temáticas informativas e comunicacionais.

Em 1982 o poeta leiriense Carlos Eugénio, doou o seu acervo documental à biblioteca. No ano de 2013 foi inaugurada a Sala Fernando Amaro em homenagem a este bibliófilo, que doou o seu espólio, de mais de dez mil livros e documentos ao Município de Leiria.

 

Regulamento da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Diário da República

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999