Passar para o Conteúdo Principal

Edifício Banco de Portugal e Museu de Leiria expõem trabalhos de Virgínia Goes

Virginia 1 675 2500
11 Maio 2017

Agraciada em 2011 com o Prémio Femina - Notáveis Mulheres Portuguesas, por mérito nas Artes Plásticas e Visuais, a arquiteta e pintora Virgínia Goes apresenta aos leirienses dois trabalhos: a exposição de pintura “Xeque em Branco”, a ver no Edifício Banco de Portugal, e a instalação “Sublime Fantasia em Leiria”, que pode ser apreciada no Museu de Leiria. As inaugurações estão agendadas para 18 de maio, pelas 17:00 e 18:00, respetivamente.

Virgínia Goes

Nasceu em Gândara dos Olivais, Leiria, em 1945. Tem o curso de Artes Decorativas da Escola-Museu Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, o curso de Pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes, o curso Complementar de Pintura, o curso sobre Temas de Estética e História da Arte Contemporânea e outros cursos de pintura no estrangeiro, nomeadamente, em Itália e nos Estados Unidos da América. Licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.

Participou em mais de uma centena de exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, estando representada em coleções públicas e privadas, em vários países: França, Escócia, Espanha, Polónia, Portugal, Austrália, Moçambique e Estados Unidos da América.

Publicou “Sublime Fantasia”, em 2009, sobre a temática do xadrez e sua simbologia, livro acompanhado de uma instalação, e “Dom Diniz, segundo Virgínia Goes”, integrado nas comemorações dos 750 Anos do nascimento do Rei D. Dinis.

Álvaro Queiroz foi responsável pela realização de um documentário videográfico sobre a sua obra, que integra o acervo do arquivo da Cinemateca Portuguesa – ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento).

 

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999