Passar para o Conteúdo Principal

Sofia Lisboa nomeada embaixadora do projeto “Leiria Tem Saúde”

Leiriatemsaude1 1 675 2500
05 Junho 2017

Sofia Lisboa, ex-vocalista dos Silence 4, foi apresentada esta segunda-feira como embaixadora do projeto “Leiria Tem saúde”, numa conferência de imprensa em que confessou o seu entusiasmo por se aliar a um projeto que tem como finalidade contribuir para a construção de um concelho mais saudável.

“É uma honra, um orgulho e também um dever cívico”, disse Sofia Lisboa a propósito da sua adesão ao projeto “Leiria Tem Saúde”, destacando a importância, até em virtude da sua experiência pessoal na luta contra o cancro, de fazer rastreios e prevenir.

“É com muita alegria que abraço este projeto como meu”, disse, mostrando-se disponível para colaborar com todos os parceiros, atuais e novos que venham a aderir ao projeto.

“A Câmara, assim, proporciona mais saúde aos munícipes, com os vários parceiros, que são entidades idóneas”, referiu a embaixadora do “Leiria Tem Saúde”, destacando também a descentralização levada a cabo nas freguesias do concelho onde o projeto se desloca.

“Espero desafiar os parceiros e espero ser desafiada também”, afirmou durante a conferência de imprensa, dando como exemplos as áreas da saúde oral, visual, postura e apoio psicológico em que gostaria de desenvolver ações.

“Tenho na manga alguns projetos, juntamento com os parceiros, nomeadamente no alertar da população para a importância da saúde oral”, disse, realçando a correlação, cientificamente comprovada, entre os problemas de saúde oral e alguns tipos de cancro, para além da questão estética.

Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, agradeceu a generosidade de Sofia Lisboa, por se associar a este importante projeto do Município.

“O seu envolvimento constitui um exemplo de intervenção cívica e uma mais-valia para o projeto ‘Leiria Tem Saúde’”, disse Raul Castro, que fez uma apresentação do trabalho que está a ser desenvolvido em conjunto com os parceiros do município nesta área: Associação Carlotazinha, Appeas - Associação Portuguesa para o Envelhecimento Ativo e Saudável, Associação Portuguesa de AVC, Centro Hospitalar de S. Francisco, Hospital D. Manuel de Aguiar, Instituto Politécnico de Leiria e Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O autarca destacou os resultados “muito animadores” dos projetos desenvolvidos com os parceiros, que em alguns casos permitiram inclusivamente detetar e resolver problemas de saúde de leirienses que poderiam ter tido um desenvolvimento mais crítico.

Dois novos projetos
Na sessão foi ainda revelado que foram aprovadas duas candidaturas a projetos comunitários na área da saúde, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria: O Teen Power e o Movida.

O Teen Power é destinado a jovens (12 aos 16 anos) com o objetivo de promoção de estilos de vida saudáveis e prevenção da obesidade e do sedentarismo.

Prevê a Interação com as escolas em duas vertentes, seja com campanhas de prevenção in loco com técnicos de saúde alertando para os perigos de uma alimentação incorreta e incentivando a adoção de hábitos saudáveis; seja no desenvolvimento de uma aplicação informática disponibilizada aos jovens com acompanhamento permanente sobre hábitos corretos na prevenção da obesidade.

O Movida é destinado à população leiriense adulta, com vista à promoção da prática de exercício físico associado a um estilo de vida saudável.

Será desenvolvida uma aplicação a ser disponibilizada em vários pontos do percurso Polis, em que, numa interação com o médico de família, este prescreve um plano de exercício físico adaptado a cada utente.

Ao descarregar esta aplicação no seu telemóvel, o utente tem acesso aos exercícios que lhe estão adaptados e por sua vez é enviado ao médico a informação relativa à prática deste plano, conseguindo-se assim uma interação doente-médico.

Tem como principal alvo a população já referenciada, nomeadamente doentes com diabetes ou com predisposição a desenvolver esta patologia.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999