“A Revolução de Outubro 100 Anos Depois” em debate

Russian revolution of 1917 1 675 2500
03 Novembro 2017

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, recebe, dia 18 de novembro, às 17:00, uma palestra/debate com o tema “A Revolução de Outubro 100 Anos Depois”, assinalando o Centenário da Revolução de Outubro (1917-2017).

O orador será Ricardo Noronha (1979), doutorado em História na Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação dedicada à nacionalização do sistema bancário durante o processo revolucionário português. É investigador do Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL), no âmbito do qual se tem dedicado ao estudo da conflituosidade social e das transformações da economia portuguesa durante a segunda metade do Século XX.

Dividida em quatro partes, esta palestra começa com uma breve descrição da sociedade russa no início do Século XX, com particular destaque para o movimento operário e para a cisão entre Bolcheviques e Mencheviques. A segunda parte debruçar-se-á sobre os principais acontecimentos da Revolução de 1905, bem como os debates que se lhe seguiram. A terceira aborda o ano de 1917, começando pela sequência de eventos que conduziu à abdicação do Czar, em Fevereiro, para analisar em seguida os fatores que permitiram a tomada do poder pelos Bolcheviques. A quarta e última parte é dedicada à guerra civil russa, terminando com a consolidação do regime soviético a partir de 1921.

A palestra/debate, com entrada livre, é uma iniciativa conjunta do Município de Leiria e do Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa que pretende assinalar o Centenário da Revolução Russa, um dos acontecimentos históricos mais importantes do século XX.