Passar para o Conteúdo Principal

Exposição permanente

20100224155309156224 1 999 999

Está patente ao público um espaço expositivo do fabrico do cereal e do papel, no edifício do Antigo Moinho do Papel.

Na Sala Multimédia, encontram-se instaladas várias máquinas de impressão desde a mais antiga, manual, até á mais moderna, actual, e ainda pontos de multimédia e equipamentos audiovisuais pioneiros na aplicação museológica nacional.

No Moinho Pequeno, é possível visualizar dois casais de mós que funcionam de forma distinta.

Na Sala do Papel, espaço onde funcionaram, sucessivamente, moinhos do cereal, moinho do papel e lagar de azeite, encontram-se dispostos todos os utensílios relacionados com o fabrico tradicional do papel, merecendo particular destaque a prensa, o estendal, a tina Holandesa (utilizada para a moagem do papel através de energia eléctrica), a guilhotina e, claro, o papel artesanal.

A Sala do Cereal, é um outro espaço destinado à moagem e armazenamento dos cereais, da farinha e de todos os equipamentos necessários à farinação.

A área envolvente do Moinho do Papel constitui uma mais-valia para o bem-estar e acolhimento de quem o visita. A bela paisagem natural, composta pela serenidade do rio em contraste com as quedas de água, bem como a fauna e a flora existentes, permitem o contacto com uma natureza, quase intacta, em pleno coração da cidade.
No lado norte do Moinho encontra-se o Jardim Pedagógico, no qual se cultivam plantas relacionadas com o papel (Bétula e Bambu) e o cereal (milho, trigo e centeio).

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999