Câmara e Acilis apelam à manutenção dos CTT de Santana
Gonçalo Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Leiria, e Álvaro Albino, Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Leiria, Batalha e Porto de Mós (Acilis), manifestaram, na quarta-feira à tarde, a sua discordância em relação ao encerramento da loja de Santana, por considerarem ser lesiva para os interesses dos clientes, dos comerciantes e dos munícipes, durante uma reunião com a Administradora do Conselho de Administração (CA) dos CTT responsável pela rede de lojas, Dionísia Ferreira.
Os responsáveis pela Câmara Municipal de Leiria e pela Acilis invocaram ainda a importância que a loja de Santana representa em termos históricos para Leiria e como loja-âncora do centro histórico, bem como a contestação que esta medida tem gerado da parte dos comerciantes e dos moradores.
A importância da Câmara Municipal de Leiria enquanto cliente de "grande dimensão" foi outro dos argumentos utilizados por Gonçalo Lopes para tentar que a Administradora dos CTT tivesse em consideração as preocupações manifestadas durante a reunião. Contudo, Dionísia Ferreira deixou claro que a decisão de encerrar a estação de Santana, até ao final do primeiro semestre do ano, era "irreversível".
A administradora dos CTT argumentou que a loja de Santana se encontra sobredimensionada, já que teve, em 2012, uma média diária de apenas 156 clientes e foi a estação de correios que registou a maior quebra nos últimos anos em Leiria. Gonçalo Lopes sublinhou, em contrapartida, o papel de responsabilidade social que a empresa pública, sob tutela do Ministério da Economia, devia assumir neste processo.
Dionísia Ferreira informou ainda que já está decidido que a estação da Marquês de Pombal também será encerrada e deslocalizada para a nova loja, que ficará localizada nas instalações da antiga Casa de Saúde de Leiria. A Administradora dos CTT mostrou, no entanto, abertura para analisar com os restantes elementos do CA a manutenção da loja de Santana a funcionar, enquanto a nova estação dos correios não estiver aberta. Informou ainda que os dois postos de atendimento dos correios que existiam na freguesia dos Marrazes, recentemente encerrados, voltarão a ser abertos, no início de junho, na zona da Gândara, Rego de Água ou Sismaria.
