BioLEIRIA: de resíduo a Composto
Em 2023, iniciámos um projeto-piloto dedicado à compostagem comunitária, o BioLEIRIA.
A iniciativa arrancou na União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (na localidade de Telheiro, Barreira) e na União das Freguesias de Parceiros e Azoia (em Santa Clara, Parceiros).
Tem como objetivo disponibilizar equipamentos de compostagem comunitária e pretende:
♻️ Promover a economia circular
♻️ Melhorar a gestão de resíduos
♻️ Envolver a população na minimização, reciclagem e reutilização de resíduos na origem
♻️ Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro e respetivos custos
No compostor comunitário, as 20 famílias residentes na envolvente do equipamento e que se inscreveram no projeto têm a possibilidade de tratar in situ os seus resíduos orgânicos.
O composto resultante do processo é entregue para incorporação nas hortas, vasos ou sementeiras das famílias participantes, ou nas áreas verdes das 2 Uniões de Freguesias, tornando-se uma mais-valia para toda a população.
Em conjunto, promovemos a economia circular e melhoramos a gestão dos resíduos.
![]()
Se não tem espaço em sua casa para colocar um compostor doméstico e vive nas 2 localidades abrangidas, inscreva-se no BioLeiria.
Envie um email para cmleiria@cm-leiria.pt.
ℹ️ Saiba mais aqui.
