Vespa velutina ('vespa asiática')
O que é a vespa velutina?
A vespa velutina é uma espécie de origem asiática (daí ser também conhecida por 'vespa asiática').
Caracteriza-se por ter cabeça preta com face alaranjada e o corpo castanho-escuro ou preto (ao contrário da vespa europeia, que é amarela), com faixas finas também alaranjadas.
Quais os perigos da vespa velutina?
A vespa velutina representa riscos a vários níveis:
⚠️ Apicultura As abelhas são o seu alimento preferido, o que contribui para perdas elevadas de colmeias e para uma diminuição da produção de mel.
⚠️ Produção agrícola A produção frutícola pode também ser afetada, já que a vespa velutina se alimenta de frutas com hidratos de carbono em determinados momentos do seu ciclo biológico.
⚠️ Bem-estar e segurança dos cidadãos Não é mais agressiva do que a vespa europeia, mas, perante uma ameaça, uma vespa velutina reage de forma bastante agressiva, podendo percorrer cerca de 500 metros.
⚠️ Ambiente Ao alimentar-se de abelhas e de outros insetos, a vespa velutina pode provocar impactos na biodiversidade a médio prazo e na polinização vegetal.
Como saber se é um ninho de vespa?
O ninho de vespa velutina tem uma forma redonda ou em formato de pêra, sendo que os ninhos primários são normalmente formados em locais abrigados, de pequenas dimensões (tamanho aproximado de uma tangerina).
Com entrada na lateral, o ninho definitivo pode atingir um metro de altura e cerca de 50 a 80 centímetros de diâmetro, sendo geralmente construído em árvores com alturas superiores a 5 metros.
Cada ninho pode acolher entre 2 mil a 13 mil vespas e mais de 150 fundadoras, que, no ano seguinte, podem criar pelo menos 6 novos ninhos.
Qual o ciclo biológico da vespa velutina?
Em fevereiro e março, após um eventual período de hibernação, as rainhas (designadas de fundadoras) criam a sua própria colónia e fazem os chamados ninhos primários.
É a partir de abril até junho que se inicia a postura. Nascem as obreiras dos ovos fecundados e mudam-se para um segundo ninho, construído frequentemente em locais altos.
Nos meses de julho e agosto, regista-se maior pressão de predação (principalmente abelhas) e a criação de ninho definitivo.
De setembro a janeiro, continuam a predação e surgem as vespas fundadoras, com a morte das obreiras e dos machos, partindo para um novo período de reprodução.
Quer construir uma armadilha?
A melhor altura para colocar a armadilha é entre novembro e maio, para captura das vespas fundadoras (rainhas).
Deixamos aqui uma sugestão de armadilha que pode fazer em casa.
O que não fazer?
Se detetar um ninho, não tente destruí-lo.
Não utilize armas de fogos nem qualquer outro instrumento que possa servir para a destruição de um ninho.
Existem métodos eficazes para o fazer e entidades competentes por esta tarefa e qualquer tentativa sem conhecimentos leva à disseminação das vespas, que podem vir a construir.
Notícias relacionadas
🧾 Município lança campanha sobre vespa velutina | 28 de junho de 2022