Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa
O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa foi objeto de obras de remodelação e de ampliação com vista à realização de jogos do Campeonato da Europa de futebol em 2004.
A estrutura inicial foi construída na década de 60 por iniciativa do então Presidente da Camara Municial de Leiria, Manuel Magalhães Pessoa, nas costas do castelo. Foi o primeiro passo para a constituição de um parque desportivo nesta zona da cidade e, em reconhecimento do seu contributo para o desporto no concelho, o Município atribuiu o seu nome ao Estádio que fez nascer já no início dos anos 70.
Ao longo dos anos, dotado de pista de atletismo, foi palco de diversos eventos de várias modalidades, destacando-se o facto de ser a casa da União Desportiva de Leiria, para a realização dos seus jogos de futebol nos vários campeonatos.
Permitindo uma lotação de 23.888 espetadores, a obra de remodelação e de ampliação, inaugurada a 19 de novembro de 2003, com o jogo Portugal - Koweit (com vitória para a equipa das quinas por 8-0), recuperou um espaço com o qual, ao longo de várias décadas, os leirienses desenvolveram uma identificação afetiva, por ter sido o palco da dinâmica desportiva de toda uma região.
A tradição não pôs, no entanto, em causa a inovação, já que o Estádio Municipal, com uma arquitetura da autoria de Tomás Taveira, é uma infraestrutura de características até à altura inexistentes. Aproveitando-se de uma forma racional o que já existia - um estádio localizado praticamente no centro da cidade, conhecido e valorizado pelos leirienses -, criou-se um equipamento dotado de condições de excelência não só para o desporto, mas também para o lazer e os serviços.
Para além dos jogos da União Desportiva de Leiria, o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa tem recebido outras partidas de futebol, nomeadamente da seleção nacional e da Taça da Liga/Allianz Cup, bem como diversas provas de outras modalidades, em concreto de atletismo, já que a pista construída é considerada uma das melhores da Europa.
São muitas as entidades e clubes que utilizam o Estádio Municipal de forma regular, que, frequentado numa média diária por 600 pessoas, é também sede de algumas empresas.
O Estádio Municipal foi concebido e construído numa perspetiva de multifuncionalidade, com diversas valências, como a área de eventos, que potencia a utilização quase quotidiana dos espaços polivalentes (auditório, salas de reunião, zona VIP).
Ao nível cultural, este equipamento foi palco de várias iniciativas, como a realização de concertos (Daniela Mercury, Martinho da Vila, David Fonseca, Silence 4, The Gift, UHF, Tony Carreira) e de diversos eventos (Leiria Sobre Rodas), além de servir de 'quartel' para causas sociais, como foram os casos da vacinação contra a COVID-19 e o acolhimento de refugiados ucranianos.
Encontra-se prevista intervenção no Topo Norte do Estádio, para rentabilização do espaço.