Limpeza de cursos de água
A manutenção das linhas de água do concelho e o seu bom estado de conservação são da maior importância para o correto funcionamento do sistema hidrológico.
São também indispensáveis para evitar consequências nefastas, como cheias e deslizamentos de taludes nas margens das linhas de água.
Através do folheto com as normas para a limpeza de cursos de água não navegáveis nem flutuáveis, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sensibiliza todas as partes com responsabilidade em matéria de limpeza, em cumprimento com o que a lei determina.
O bom funcionamento da rede hidrográfica, bem como as operações de limpeza, conservação e reabilitação é da responsabilidade:
💦 Dos municípios, nos aglomerados urbanos
💦 Dos proprietários, nas frentes particulares fora dos aglomerados urbanos
💦 Das entidades dotadas de competência, própria ou delegada, para a gestão dos recursos hídricos na área
É imprescindível um maior envolvimento de todos para salvaguarda do equilíbrio ecológico nos nossos cursos de água.
A não realização de limpeza está sujeita a contraordenação punível com coimas.
Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água (PERLA)
Em 2023, o Município aprovou o PERLA - Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água, um diagnóstico no concelho de 1.600 quilómetros de linhas de água, em que se pretende realizar intervenções no âmbito da recuperação e manutenção ao longo dos próximos anos.
Este estudo pretende estabelecer uma estratégia de gestão, proteção e recuperação das linhas de água concelhias, com o objetivo de:
➡️ Consciencializar todos os envolvidos na gestão dos recursos hídricos
➡️ Estabelecer medidas para a redução das fontes de poluição, melhoria da qualidadade da vegetação ripícola, devolução dos espaços ribeirinhos às populações e articulação da conservação da natureza com as atividades de produção agrícola, pecuária e silvícola.
O PERLA é um documento orientador para os serviços do Município, uma vez que todas as intervenções em linhas de águas inseridas em solo urbano são da sua responsabilidade. Mas pretende-se também que a informação seja utilizada por todos os munícipes confinantes com linhas de água existentes em solos rústicos, sendo aqueles responsáveis pela sua limpeza e manutenção.
O Plano será sempre dinâmico na sua revisão e, por isso, todos os anos serão contabilizadas as intervenções nos 44 pontos e troços críticos identificados, bem como as intervenções noutros pontos igualmente críticos que poderão surgir.
O Município tem, assim, à sua disposição uma ferramenta de intervenção estratégica, de aplicação a vários prazos, enquadrada nos diversos instrumentos de planeamento e gestão territorial e ainda em linha com a visão das Nações Unidas para a década 2021-2030, a década do Restauro Ecológico.
- PERLA | Tomo I - Enquadramento
- PERLA | Tomo II - Plano de Ação
- PERLA | Tomo III - Guia de Intervenções
Notícias relacionadas
🧾 Empreitada valoriza 24,5 kms na Ribeira dos Milagres e no Rio Lis | 10 de março de 2023
🧾 Serviço Municipal de Vigilância Ambiental foi criado há dois anos | 20 de fevereiro de 2023
🧾 Município apresenta plano para intervenção nas linhas de água | 8 de fevereiro de 2023
🧾 Quinta sessão de sensibilização sobre Linhas de Água realiza-se em Monte Redondo | 18 de outubro de 2022
🧾 Quarta Sessão de Sensibilização sobre Linhas de Água realiza-se em Souto da Carpalhosa | 30 de setembro de 2022
🧾 Sessões de Sensibilização à População para Limpeza de Linhas de Água | 10 de maio de 2022
🧾 Intervenção no Rio Lis decorre no período de menor perturbação ambiental e respeita princípios da engenharia natural | 11 de fevereiro de 2022
🧾 Serviço Municipal de Vigilância Ambiental regista 254 ocorrências no primeiro ano de atividade | 1 de fevereiro de 2022
🧾 Sessões de esclarecimento sobre intervenção na Ribeira dos Milagres e Frente Ribeirinha do Rio Lis | 6 de julho de 2021
Pode consultar mais notícias sobre esta temática aqui.