Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque (2023)
Obra pretende reverter atratividade e modernidade da zona
O Município de Leiria vai iniciar brevemente as obras de requalificação da Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, da Rua de São Francisco (parte), da Rua Coronel Teles Sampaio Rio (parte) e do Beco de São Francisco.
A Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque é uma das principais vias de acesso e de passagem pelo centro histórico, sendo uma das zonas com amis dinâmica da nossa cidade.
O comércio aqui instalados, um mais antigo, outro mais recente, promove o dinamismo da rua e da sia envolvente, a par de outros serviços que contribuem para a movimentação de pessoas e bens.
No entanto, este é também um espaço público que, por falta de intervenção e fruto do desenvolvimento e crescimento da cidade, se converteu numa zona pouco atrativa à permanência e ao convívio entre leirienses e à visita de turistas.
A circulação rodoviária "tomou conta" destas vias, transformando o peão num elemento secundário, sem conforto para a sua mobilidade, sem a segurança necessária à boa cnvicência com o carro e ao usufruto do meio que o rodeia, caracterizado por uma forte componente cultural, patrimonial e comercial.
Por outro lado, as infraestruturas subterrâneas, nomeadamente as redes de drenagem das águas domésticas e pluviais e os sistemas de abastecimento de água, eletricidade, gás e telecomunicações, encontram-se obsoletos e em mau estado de conservação, o que obriga a uma intervenção imediata.
As atuais condições para uma circulação segura dos veículos não são proporcionais à prevalência e importãncia da atividade comercial e de serviços existente na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e na sua envolvência, o que, com a falta de estacionamento adequado para cargas e descargas, causa alguns transtornos ao normal desenvolvimento dos negócios.
As emissão de carbono são consideradas elevadas para uma zona que merece respeitar um ambiente saudável, contrariando assim a atual baixa qualidade do ar e a degradação de edifícios.
Uma efetiva convivência do que o nosso centro histórico tem para oferecer não é compatível com a existência de barreiras e de constrangimentos à normal circulação de peões, nomeadamente os de mobilidade reduzida, que encontram diversos obstáculos, desde os desníveis das calçadas à falta de identificação da localização de passadeiras.
Finalmente, entendemos que o mobiliário urbano (papeleiras, luminárias, etc.) é ainda representatio de tempos idos e que o edificado presente nesta zona necessita de melhorias ao nível da sua estética.
Prevemos que a obra esteja terminada em junho de 2023, após um investimento de 1,73 milhões de euros, dos quais 85 por cento são financiados pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Devolver a cidade aos Leirienses é o grande objetivo da obra
A intervenção na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e nas ruas envolventes tem como grande objetivo devolver o centro da cidade à população, através da criação de melhores condições de conforto e de segurança para todos, apostando num ambiente de harmonia entre os vários atores que frequentam a zona.
Ciente dos normais constrangimentos que irá trazer a todos, o Município dividiu a zona a intervir por troços (ver mapa aqui), com vista à minimização do impacto que os trabalhos irão trazer, tanto para moradores e comerciantes, que terão de conviver diariamente com os transtornos, como para o trânsito que pretenda aceder ao centro da cidade ou a outros pontos.
Encontra-se previsto que a requalificação tenha início na Rua de São Francisco e, um pouco mais tarde, na Rua Coronel Teles Sampaio Rio, já que o encerramento destas artérias irá permitir que o trânsito continue a fluir na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e na Avenida Heróis de Angola, não existindo apenas ligação entre as duas artérias. O acesso às garagens do Pingo Doce e do Beco de São estará garantido durante estas fases.
O planeamento para as restantes fases está já deenhado. No entanto, a sua execução encontra-se dependente do normal desenrolar da obra, que poderá ou não obrigar a pequenos ajustes ao cumprimento do plano, sendo que, antes do iníocio de cada fase, serão implementadas diversas ações para a sua divulgação atempada.
Esta é uma intervenção de elevada complexidade a vários níveis e dirigida a todos os leirienses, por isso será importante a colaboração de todos.
Trabalhos renovam a imagem e o conforto da zona
O grande trabalho desta empreitada está relacionado com a requalificação de todas as infraestruturas enterrada: as redes de gás, eletricidades, telecomunicações e de distribuição de água. Inclui-se ainda a remodelação das redes de esgotos e de água pluvial, iniciando o processo de efetiva separação destas redes, o que, no final de todas as intervenções previstas para esta zona da cidade, irá permitir melhorar a qualidade ambiental do rio Lis.
O trânsito será reordenado, através da redução a uma via de circulação na Rua de São Francisco e na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, onde o piso estará sobrelevado em relação às ruas adjacentes.
Os lugares de estacionamento serão também alvo de um reordenamento, o que permitirá criar um total de 19 espaços para as viaturas, 10 para cargas e descargas, oito para viaturas ligeiras e um para mobilidade reduzida.
Iremos melhorar a circulação viária e pedonal com novos pavimentos, alargamento dos passeios e remoção das barreiras arquitetónicas, como por exemplo a aplicação de piso tátil junto a todas as passadeiras, sendo ainda criado um passadiço central no Beco de São Francisoc, o que reforçará o estatuto de via partilhada.
Com vista a um melhor ambiente e bem-estar, a arborização e as zonas de sombra serão aumentadas, através da plantação de sete árvores e de 98 plantas de tomilho, a par da instalação de uma ilha ecológica na Rua Coronela Teles Sampaio Rio e de mobiliário urbano moderno e atrativo (papeleiras, parque para bicicletas).
Obra poderá enfrentar alguns constrangimentos
Existem algumas situações que não serão possíveis de controlar pelo Município de Leiria ou pelo empreiteiro que irá executar a obra e que poderão refletir-se no desenrolar dos trabalhos e nos prazos previstos.
A empreitada irá incidir sobre uma zona sensível da nossa cidade, nomeadamente junto à Sé e junto à Igreja de São Francisco, locais onde, em intervenções anteriores, foram detetados vestígios arqueológicos. No entanto, não é expectável que as eventuais descobertas venham provocar grandes atrasos no decorrer dos trabalhos.
Outros fatores que poderão condicionar a normal execução da obra estão relacionado com as condições meteorológicas e com atrasos na entrega de determinados materiais, algo que se tem verificado recorrentemente devido à atual conjuntura do mercado da construção.
Por outro lado, apesar da fiabilidade dos cadastros efetuados, poderão verificar-se diferenças entre o levantamento feito das insfraestruturas e o que irá encontra-se no terreno, o que, a confirmar-se, poderá levar a pequenos ajustes na execução da obra.
Município disponibiliza nova forma de divulgar alterações ao trânsito
Consoante o troço em intervenção, serão aplicados diferentes cortes e condicionalismos de trânsito, sempre tendo com objetivo a minimização dos constrnagimentos, seja para veículos e comércio, seja para utentes e transeuntes.
Se quiser receber informação de forma mais rápida, envie uma mensagem WhatsApp para o número 967 420 650, com o texto "SUBSCREVO MOUZINHO [NOME]" (ex.: SUBSCREVO MOUZINHO MARIA SANTOS)*.
* Este número estará disponível apenas para envio de informações relacionadas com alterações ao trânsito, não sendo possível responder a quaisquer questões ou pedidos.
Os dados pessoais recolhidos têm como única finalidade a subscrição do serviço de receção de mensagens via WhatsApp sobre alterações ao trânsito no âmbito da obra em causa.
3544
Obra entra em nova fase | 30.jan.232456
Corte de trânsito | 25.out.229749
Reabertura de troços ao trânsito | 25.out.229960
Obras decorrem a bom ritmo e avançam para nova fase | 14.out.229170
Obra em curso - Fotografias3238
Alterações ao trânsito - 12.set.226217
Interrupção no abastecimento de água - 9.set.20223147
Interrupção no abastecimento de água - 19.ago.222832
Obra em curso - Fotografias1169
Obra inicia novas fases - 4.ago.226699
Condicionalismo de trânsito - 6.jul.226649
Obra em curso - Fotografias8832
Intervenção na Rua de São Francisco: Alterações do trânsito | a partir de 20 de junho de 20224646
Obras avançam em junho com vista a maior atratividade | 3.jun.225659
Município abre concurso para obras de requalificação - 6.jul.214309
Câmara aprova obras de 1,8 milhões de euros - 29.jun.2020