Pavilhão do Lis (2021)
Este é o primeiro pavilhão inclusivo do país, adaptado a todas as pessoas com mobilidade reduzida, estruturado para receber várias modalidades desportivas e reconhecido pelo Comité Paralímpico de Portugal e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
A circulação de pessoas com mobilidade reduzida está totalmente acautelada e possível em todos os espaços do pavilhão e tem, adicionalmente, um sistema de linhas COLORADD e um outro em Braille, tornando o pavilhão uma referência a nível nacional.
Permite a prática de diversas modalidades e de desporto adaptado (basquetebol, andebol e goalball) e está concebido para acolher a realização de competições e espetáculos desportivos com altos níveis de prestação, com expressiva capacidade para receber público e com condições para albergar os meios de comunicação social, incorporando significativos e específicos recursos materiais tecnológicos destinados a apoiar a realização e difusão de eventos desportivos.
Pretende-se contribuir de maneira determinante para o bem-estar e integração social dos frequentadores do pavilhão, tornando a comunicação mais eficiente, responsável e inclusiva.
Esta obra contribui para a materialização em atos da consciencialização crescente para as questões da inclusão.
O pavilhão tem uma área de 2.390 m2, construído em terreno com 5.256 m2, e compõem a infraestrutura desportiva os seguintes espaços:
- 1 campo de jogos
- Vestiários e balneários
- Arrecadação e sala de apoio
- Área técnica
- Bar
- Espaços comerciais
- Bancada com 286 lugares sentados e 8 lugares para mobilidade reduzida (a retração de cadeiras permite a criação de mais lugares para mobilidade reduzida)
- Estacionamento com 15 lugares, sendo 4 para mobilidade reduzida (superior ao previsto na lei)
Esta nova infraestrutura é resultado de um investimento de 2.221.500 euros.
4685
Obra em curso - Fotografias - 13.jul.214565
Nome do Pavilhão - 1.jul.21612
Obra em curso - Fotografias - 24.fev.218355
Primeiro pavilhão desportivo inclusivo do país está a ser construído em Leiria - 14.fev.202547
Município pretende construir primeiro pavilhão desportivo inclusivo do país - 3.dez.17