CicloExpresso
CicloExpresso leva crianças à escola de bicicleta
CicloExpresso é o nome do projeto implementado em maio de 2023, em Leiria, que leva os alunos do 1.º ciclo do ensino básico a utilizarem as suas bicicletas para se deslocarem até à escola, acompanhados por adultos e num percurso previamente definido.
Esta iniciativa tem as vertentes ambiental e pedagógica, já que, com o incentivo ao uso de modos alternativos de transporte, mostramos às nossas crianças que é fácil deslocarmo-nos no concelho através de meios mais amigos do ambiente, aliando a diversão à prática de exercício físico.
Desta forma, é possível reduzir o número de veículos a circular na cidade e também apoiar os pais naquela que, muitas vezes, pode ser uma tarefa árdua, que é a de levar os filhos à escola.
Ainda numa fase inicial, este “comboio” de bicicletas apenas está disponível para os alunos da Escola Básica Branca, que conta já com dez inscritos, com partida na Quinta da Matinha, junto à capela, às 8h15, num total de cerca de seis quilómetros, com oito pontos de encontro para entrada no “comboio” e uma duração de 40 minutos.
Os pais das crianças participantes são convidados a integrar um grupo de conversação, através da aplicação WhatsApp, através da qual vão recebendo informações e recomendações e têm a possibilidade de acompanhar o trajeto (disponível da EB Branca disponível aqui) em tempo real.
Para além da Escola Básica Branca, cujo percurso se realiza às quartas-feiras, o projeto é ainda estendido, este ano letivo, à Escola Básica da Caranguejeira, que inicia as viagens na próxima quinta-feira, dia 18, também com dez alunos, e à Escola Básica Amarela, sendo objetivo do Município alargar a iniciativa ao maior número de escolas possível.
Para integrar o CicloExpresso, é necessária a inscrição no site www.cicloexpresso.pt, site onde os adultos podem também inscrever-se para participarem como Maquinistas, os monitores que acompanham as crianças durante todo o percurso e garantem a passagem segura por todos os locais.
Leiria é a quinta cidade do país que recebe este projeto, depois de Almada, Aveiro, Braga e Lisboa.