Matas Nacionais
No nosso concelho, existem 2 Matas Nacionais e um dos seus limites confina com outra, a Mata Nacional de Leiria (mais conhecida como Pinhal de Leiria e que fica integralmente no concelho da Marinha Grande).
Todas são património do Estado e geridas pelo Instituto da Conservação da Natureza e Floresta (ICNF).
Mata Nacional do Pedrógão
Delimitação meramente indicativa da área ocupada pela Mata
A Mata Nacional do Pedrógão tem uma área de 1.816 hectares e deve o seu nome à única povoação que se encontrava na sua zona administrativa.
Tem como limites o Oceano Atlântico, o Rio Lis, a Lagoa da Ervedeira e o concelho de Pombal.
Antes dos incêndios de 2017 e da tempestado de 2018, esta era uma Mata muito rica em pinheiro-bravo, que ocupava cerca de 90% da área.
A Mata é atravessada pela Estrada Atlântica, que, com cerca de 60 km, liga os concelhos de Pombal e da Nazaré, seja em via rodoviária, seja em ciclovia.
Mata Nacional do Urso
Delimitação meramente indicativa da área ocupada pela Mata
A Mata Nacional do Urso tem uma área de 6.053 hectares e está dividida pelos concelhos de Leiria, da Figueira da Foz e de Pombal.
Assume-se como um prolongamento do Pinhal de Leiria, assim como a Mata Nacional do Pedrógão, e surge com a necessidade de preservar as dunas e com a construção das embarcações para os Descobrimentos.
Foi severamente afetada pelos incêndios de 2017 e pela tempestade de 2018, que destruíram grande parte da sua arborização.
Em 2022 e 2023, o Município de Leiria recebeu a gestão de 2 talhões junto à Lagoa da Ervedeira e têm sido imensas as atividades para a reflorestação desta zona.
É na Mata Nacional do Urso que começa a Estrada Atlântica, uma via rodoviária e ciclovia que faz a ligação entre os concelhos de Pombal e da Nazaré.