Lagoa da Ervedeira
Local de excelência para veraneantes, a Lagoa da Ervedeira é sinónimo de paz, passeio, lazer e natureza.
Situada na freguesia do Coimbrão, tem 600 metros de extensão e 2 zonas procuradas para fazer praia (uma das quais considerada como praia fluvial em 2023), além da prática de pesca desportiva e de outras atividades, como a canoagem.
Lagoa de água doce, viu a sua paisagem afetada por incêndios florestais em 2017 e por uma tempestade no ano seguinte.
Encontra-se agora em franca reabilitação, permitindo o regresso da tranquilidade que a caracteriza.
Com parque de merendas e passadiço de madeira, é o local ideal para levar a família, um lugar de paz única a poucos quilómetros da Praia do Pedrógão.
O nome deriva da palavra ervado, que significa medronheiro.
Fauna e flora
A Lagoa da Ervedeira é uma zona extremamente rica, principalmente ao nível das espécies animais.
Na fauna aquática, encontramos carpas, percas do sol, achigãs, patos reais, galinhas de água, a rã verde e o sapo-comum.
A avifauna merece especial atenção pela sua representatividade, já que é composta por 19 espécies, entre elas o milhano, a rola, a perdiz-vermelha, a garça-pequena, a fuinha-dos-juncos e o rouxinol-grande-dos-caniços.
Em relação aos mamíferos, é possível ver o musaranho-de-dentes-brancos, a toupeira, a lebre, o coelho-bravo, o rato-cego, a gineta e a raposa.
No campo dos répteis, foram detetados o sardão, a lagartixa-do-mato-ibérica, a cobra-rateira e a víbora-cornuda (esta ameaçada de extinção).
Quanto à flora, num levantamento feito antes de 2017, a espécie dominante era o pinheiro-bravo, com algumas manchas de pinheiro-manso, eucalipto e acácia.
Também era possível encontrar samoucos, medronheiros, urzes, camarinheiras, rosmaninho e alecrim.
A vegetação aquática inclui o caniço (importante abrigo para a nidificação de várias aves).
O Talhão 263
Depois dos incêndios de 2017, o Município, apesar de não ter legitimidade para intervir (a área é património do Estado), não podia deixar de dar o seu contributo para a requalificação da Mata Nacional do Urso, zona limítrofe com a Lagoa.
Em outubro de 2022, foi assinado um protocolo com o Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) que cedeu a gestão ao Município de um dos talhões envolventes à Lagoa, o talhão 263, com 27 hectares.
Desde então, têm sido várias as ações desenvolvidas, seja pela autarquia, seja por particulares ou entidades privadas, que têm permitido fazer renascer a zona.
Já em setembro de 2023, e devido ao sucesso do Talhão 263, foi celebrado um novo protocolo que estende a gestão municipal ao Talhão 264.
Se quiser ajudar-nos a reflorestar esta zona, envie um email para cmleiria@cm-leiria.pt.
(Mais informações brevemente)
Notícias relacionadas
🧾 Praia do Pedrógão recebeu 250 mil veraneantes | 20 de setembro de 2023
🧾 Domingão da Sic viaja até à Praia do Pedrógão | 1 de agosto de 2023
🧾 Do mar à lagoa, Verão para todos em Leiria | 1 de julho de 2023
🧾 Vivó Verão “refresca” a época balnear na praia do Pedrógão e Lagoa da Ervedeira com festa e muita animação | 27 de junho de 2023
🧾 Consulta Pública da proposta de lista de Águas Balneares, Costeiras, de Transição e Interiores, a identificar em 2023 inclui a Lagoa da Ervedeira | 16 de janeiro de 2023
🧾 Município de Leiria recebe talhão para florestação junto à Lagoa da Ervedeira | 15 de outubro de 2022
🧾 Domingão da Sic traz a festa a Leiria | 3 de agosto de 2022
🧾 Ação de sensibilização assinala Dia da Floresta Autóctone na Lagoa da Ervedeira | 19 de novembro de 2021
Pode consultar mais notícias sobre esta temática aqui.