Covid-19. Presidente da Câmara de Leiria lança apelo à união dos leirienses
Caros Munícipes
Nas últimas semanas, o número de pessoas contagiadas com o novo coronavírus tem registado um forte crescimento no país e também na região de Leiria, o que de resto já era esperado tendo em conta a quadra festiva que vivemos.
Como consequência, o concelho de Leiria superou a fasquia dos 480 casos por 100 mil habitantes e foi integrado no grupo dos concelhos de muito e extremamente elevado, conforme foi revelado esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros.
A partir de amanhã, às ZERO horas, o patamar de medidas restritivas à circulação passa a ser mais restrito:
Para a população em geral, proibição de circulação na via pública entre as 23 e as 05 horas nos dias úteis mas aos sábados e domingos esta proibição vigora a partir das 13 horas, salvo para as situações devidamente justificadas, não sendo permitida circulação entre concelhos.
Os eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, exceto se do mesmo agregado familiar.
Relativamente ao comércio, o Governo decretou o encerramento aos fins de semana a partir das 13h e abertura a partir das 8h, com exceção de Farmácias, Clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2 e Bombas de gasolina.
Também ao fim de semana, a partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio, enquanto durante a semana têm de encerrar até às 22:30, sendo as 22:00 o limite para os restantes estabelecimentos, salvo as exceções previstas.
Por esse motivo, após a entrada em vigor destas medidas, o Município de Leiria vai reativar aos sábados e domingos o Programa Leiria no Prato, que consiste num serviço gratuito de entrega ao domicílio de refeições, com o objetivo de apoiar a restauração do concelho.
No próximo dia 11 vamos também abrir as candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal de Apoio Comercial e Empresarial para pequenas empresas do concelho que viram a sua faturação reduzida pela pandemia.
Continuamos, em permanência, a acompanhar o evoluir da situação e a prestar todo o auxílio às instituições de saúde e apoio social que cuidam da nossa população em situação de maior vulnerabilidade.
Caros leirienses,
Apesar de o horizonte ser de esperança com a chegada da vacina ao nosso país, ainda não podemos levantar a guarda perante esta pandemia que tanto dano tem causado à nossa sociedade.
Ainda que nos obriguem a um enorme sacrifício, as medidas agora decretadas são fundamentas para defender a nossa população e evitar o colapso do sistema de saúde.
É fundamental que nos unamos mais do que nunca na proteção dos membros da nossa comunidade em situação de maior fragilidade, em especial a população mais envelhecida.
Leiria tem sido exemplar na forma como tem enfrentado esta pandemia, o que de resto nos permitiu estar sempre numa situação muito mais favorável que a generalidade das capitais de distrito do país.
Não tenho dúvidas de que vamos uma vez mais ter um comportamento cívico exemplar e superar esta dificuldade.
Leiria é muito forte e contamos com todos.
Muito obrigado.
