Leiria adere à iniciativa “Limpar Portugal 2012”
No âmbito da iniciativa "Limpar Portugal 2012" organizada pela AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal, Isabel Gonçalves, Vereadora do Ambiente do Município de Leiria, juntou-se pelas 15 horas de hoje, aos voluntários que aderiram ao evento na Zona Industrial da Cova das Faias, freguesia de Marrazes.
Para Isabel Gonçalves "são estas ações que servem para sensibilizar as pessoas para que depositem os resíduos nos locais apropriados". Destacou ainda as diversas iniciativas que a autarquia tem vindo a desenvolver, nomeadamente a colocação de novos contentores, bem como, o recente protocolo assinado com a PSP e a GNR no sentido de salvaguardar o ambiente de situações indesejáveis provocadas pela deposição incorreta de resíduos.
"Limpar Portugal 2012", continua amanhã, sábado, dia 24 de março, entre as 8 e as 13 horas e, além da Câmara Municipal de Leiria, apoiam esta iniciativa as freguesias de Marrazes e Santa Catarina da Serra, a Associação Forserra, o Centro de Formação Profissional de Leiria do IEFP, a Associação Cultura e Juventude – ACI, a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e a Leirijardins.
Com início no ano de 2010, esta é uma ação que decorre a nível nacional e através da qual Portugal se junta a cerca de 100 outros países, onde milhões de voluntários participam numa ação global designada "Let's do It! World Cleanup 2012", com o objetivo de recolher cerca de 100 milhões de toneladas de lixo, entre 24 de março e 25 de setembro de 2012.
Conforme refere a AMO Portugal, este evento pretende, essencialmente, promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar as florestas, removendo todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes, nas cidades e nas praias.
Leiria, 23 de março de 2012
