Leiria atribui auxílios financeiros para hipoterapia
O Município de Leiria assinou hoje, de tarde, contratos-programa com sete associações de solidariedade social, que irão beneficiar de um auxílio financeiro para poderem proporcionar a atividade de hipoterapia/equitação adaptada aos seus utentes. O montante total de apoio ascende a 14 mil euros.
Ao abrigo do contrato-programa, cada uma das associações irá receber o montante de dois mil euros durante o ano de 2013. Este auxílio financeiro destina-se a suportar parte dos encargos destas associações, tendo em conta a "natureza excecional das atuais condições económicas da generalidade dos beneficiários abrangidos pela atividade de hipoterapia/equitação adaptada".
A primeira prestação, que corresponde a 25% do montante total, será paga após a celebração do contrato-programa. As segunda e terceira prestações, no mesmo valor cada uma, serão liquidadas em junho e em setembro. A quarta prestação, correspondente aos restantes 25%, será disponibilizada após a conclusão do projeto e entrega do relatório com os resultados alcançados e documentos comprovativos da despesa.
As associações de solidariedade social apoiadas são a Acapo – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (delegação de Leiria), APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, Cercilei – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, Oasis – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social, Os Malmequeres – Centro de Ocupação Permanente de Leiria, Fundação António Silva Leal e Associação de Solidariedade Sorrisos da Julinha.
A hipoterapia destina-se à realização de atividades terapêuticas com cavalos, que ajudam a desenvolver as capacidades físicas e psicológicas de pessoas com problemas de diversa ordem. Esta prática proporciona uma melhor integração na sociedade e melhor qualidade de vida.
