Leiria promove combate ao desemprego através do microcrédito
O Município de Leiria assinou ontem, dia 21 de fevereiro, um protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa de Direito ao Crédito (APDC), com o objetivo de possibilitar a criação do próprio negócio a pessoas com dificuldades financeiras, através do recurso ao microcrédito. Desta forma, a Autarquia pretende contribuir para combater o desemprego e dinamizar a economia local.
Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, realçou a importância da assinatura deste protocolo, tendo em conta a atual conjuntura económica e financeira, pois acredita que, com este passo, se estará a contribuir para que as pessoas com projetos de negócio válidos, mas que se encontram desempregadas ou a iniciar a sua vida profissional, possam concretizá-los.
Além de se comprometer a divulgar o microcrédito, o Município de Leiria criou um ponto de atendimento nos Paços do Concelho, onde técnicas da Divisão dos Assuntos Sociais farão a triagem dos projetos apresentados pelos munícipes interessados em criar um pequeno negócio, mas estão impossibilitados de ter acesso a crédito bancário por falta de recursos económicos.
Os processos serão depois analisados e acompanhados pela ANDC, sem qualquer custo. Os interessados em recorrer ao microcrédito têm de ter entre 18 e 65 anos. Os cidadãos estrangeiros a residir em Portugal também podem apresentar candidatura, desde que possuam autorização de residência pelo período mínimo de quatro anos.
Luís Menezes, Presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito, revelou que, no ano passado, foram criados 174 pequenos negócios com recurso ao microcrédito, a nível nacional, o que representa um crescimento em relação aos dois anos anteriores. Em 2011, foram constituídas 164 microempresas e, em 2010, 153.
A maioria destes empreendedores tem entre 25 e 45 anos e criou negócios ligados ao comércio, alojamento e restauração. Entre os diversos pequenos negócios aprovados no ano passado, encontram-se rebanhos de ovelhas, alpinismo industrial, venda de peixe ambulante ou serviço de entrega de refeições. Luís Menezes destacou ainda o facto de quase 20% destes microempreendedores terem frequência universitária ou um curso superior.
Segundo o Presidente da Associação Portuguesa de Direito ao Crédito, o montante dos empréstimos para iniciar um pequeno negócio pode ir até 15 mil euros, embora, em média, o valor do investimento se situe nos 7.500 euros. As taxas de juro disponibilizadas pelo BES, CGD e Millenium BCP, instituições bancárias com as quais a ANDC trabalha, oscilam entre os 3 e os 5%. "O sucesso dos negócios que apoiamos é superior a 70%. É um grau de sucesso muito razoável."
