Leitão assado volta a ser atração na Boa Vista
Tem hoje início, dia 6 de junho, na Freguesia de Boa Vista, no Concelho de Leiria, a 3ª Semana Gastronómica do Leitão Assado à Moda da Boa Vista, que tem como particularidade ser assado aberto. Esta iniciativa prolonga-se até ao dia 10 de junho.
Participam no evento os restaurantes Aldeia do Leitão, A Tasquinha, Café Centro, Dalyta, Fonte do Corvo, Morgatões e Pinto. Foi criada uma ementa tipo, com entradas, leitão assado à moda da Boa Vista, vinho, sobremesa e café pelo preço de 15 euros.
Paralelamente, vai decorrer no Adro da Igreja daquela freguesia muita animação, para todos os gostos e idades, bem como uma mostra de produtos regionais.
Gonçalo Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Leiria, e Mário Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia, participaram hoje, dia 28 de maio, na apresentação deste evento gastronómico à comunicação social, na sede da junta de freguesia.
O autarca destacou a importância deste evento gastronómico, afirmando que "representa uma aposta ganha, onde a partir de um produto se afirma uma região e se potencia o seu desenvolvimento económico".
O Vice-Presidente da Autarquia enalteceu a excelência e a qualidade deste produto gastronómico que junta tradição, história, identidade e cultura. Aproveitou ainda a ocasião para elogiar os restaurantes pela adesão e pelo preço praticado, suportando os proprietários o aumento do IVA.
Já o Presidente da Junta de Freguesia manifestou o seu agrado com o facto de este evento "estar a ganhar raízes e importância na região". Partilhou ainda com os presentes o apoio dado pela Autarquia na realização do evento.
Mário Rodrigues afirmou que em 2011 deliciaram-se com esta iguaria cerca de 10.000 visitantes, esperando que este número aumente na edição deste ano.
