Magia da leitura invade Leiria
A magia da leitura vai espalhar-se por Leiria entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março, período em que será celebrada a "Semana da Leitura" por todo o concelho. Organizada pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em conjunto com o Grupo Concelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e com o Instituto Politécnico de Leiria, a iniciativa envolve todos os agrupamentos de escolas e órgãos de comunicação social. O Mar é o tema deste ano.
Arruadas, textos dramatizados, peças de teatro, exposições, concursos, feiras do livro, desenho, artes manuais, mostra de filmes, ateliês de ilustração, dança, encontro com escritores e uma maratona itinerante da hora do conto são algumas das muitas formas de celebrar a leitura durante sete dias. Pais, avós e até amigos também se irão associar à "Semana da Leitura", lendo para as crianças.
Este ano, a iniciativa conta com a colaboração dos órgãos de comunicação social regionais, que irão "dar aulas" de jornalismo a escolas, abrir as portas das redações aos alunos para poderem ficar a saber como são feitas as notícias ou ensinar a preparar uma emissão de rádio.
Destaque ainda para a tertúlia "Por que é que devemos ler jornais?", que decorrerá no dia 1 de março, pelas 21 horas, no Espaço + Jovem do Mercado de Sant’Ana, e terá como oradores João Nazário (Jornal de Leiria), João Paulo Silva (Diário de Leiria) e Patrícia Duarte (Região de Leiria).
As ações decorrem na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, agrupamentos de escolas, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Castelo, Moinho do Papel e centro histórico. O encerramento da "Semana da Leitura" decorrerá no LeiriaShopping, entre as 11 e as 21 horas de dia 2 de março. O objetivo do Município de Leiria é tentar promover o livro e a leitura indo ao encontro das pessoas.
Nesse dia, entre as 15 e as 18 horas, a Preguiça Magazine apresenta novas formas de leitura através de ebooks, dinamiza uma sessão de leitura aberta a todos e apresenta o folhetim escrito a várias mãos, sob coordenação do escritor Paulo Kellerman. O Praça Caffè, na Praça Rodrigues Lobo, acolhe a iniciativa.
Durante a conferência de imprensa da "Semana da Leitura", o Vereador da Cultura Gonçalo Lopes destacou a importância de contribuir para criar hábitos de leitura nas crianças e nos jovens, já que muitos são aliciados por outras formas de ocupar os tempos livres. "Nunca foi fácil criar leitores. Temos de ir trilhando os caminhos", confirmou Dulce Correia, Coordenadora Concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
Gonçalo Lopes ressalvou, por isso, o contributo da "Semana da Leitura" para ultrapassar este problema. "Esta iniciativa é uma das mais importantes para a afirmação da Biblioteca Municipal na criação de hábitos de leitura no público infanto-juvenil." O autarca esclareceu ainda que a iniciativa tem um orçamento de base zero. "Cada parceiro dá o seu próprio contributo comos recursos internos que tem."
Para consultar o programa, clique aqui.
