Mercado do Livro de Leiria com iniciativas inéditas
De 30 de maio a 3 de junho, o Pátio do Mercado de Sant`Ana, em Leiria, recebe o Mercado do Livro, uma iniciativa inédita, que vai juntar no mesmo espaço atividades complementares, como animação infantil, gastronomia regional, sessões de autógrafos com autores, apresentações de livros, música, workshops e uma exposição.
Para os mais novos haverá leitura animada de contos tradicionais, oficinas criativas e pedagógicas, brincadeiras e cantigas.
A Escola Profissional de Leiria irá dinamizar um pequeno espaço de confeção e degustação de alimentos, que terá como convidados a Associação de Produtores da Morcela de Leiria, as Confrarias da Sopa do Vidreiro e do Pinhal do Rei, a Junta de Freguesia de Boa Vista e o Chef Henrique Sá Pessoa.
Cinco órgãos de comunicação social, em conjunto com cinco livrarias, apresentam todos os dias uma conversa em torno de um livro, de forma descontraída.
Além disso, o Mercado do Livro terá convidados a falar sobre escritores que marcaram Leiria: Francisco Rodrigues Lobo, Acácio de Paiva, Afonso Lopes Vieira, Eça de Queirós e Miguel Torga. Com animação de Fernando Quiné e moderação de Rui Quiaios, os convidados desvendarão aspetos da vida e obra destes escritores.
A música não vai faltar e, ao fim do dia, com a colaboração do Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, será feita uma homenagem a três letristas de referência da música popular portuguesa: Ary dos Santos, Zeca Afonso e Carlos Tê.
Todos os dias várias personalidades da política e da comunicação social vão apresentar as suas músicas preferidas, as suas playlist, sendo um dos convidados Gonçalo Lopes, Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Leiria.
Para além de uma exposição bibliográfica da coleção da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, decorrerão workshops sobre diferentes temáticas, como o estímulo da leitura nos mais pequenos, o acordo ortográfico, edição de um livro, e a melhor maneira de estimular a criatividade e a imaginação através do livro.
O programa detalhado do Mercado do Livro pode ser consultado na página da Câmara Municipal de Leiria, na rubrica Eventos, em www.cm-leiria.pt.
Leiria, 24 de maio de 2012
