Passeio da marginal da Praia do Pedrógão em risco de desabar
Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, enviou um email à Agência Portuguesa do Ambiente a apelar a uma intervenção, com carácter de urgência, na zona norte da Praia do Pedrógão (Casal Ventoso) por temer que o passeio da marginal desabe, na sequência das marés vivas que assolaram a praia na semana passada.
O autarca solicita que seja executada uma intervenção de consolidação urgente, por considerar que está em risco a segurança pública, já que o mar escavou a parte inferior do muro de suporte, destruindo grande parte dos passadiços que permitiam o acesso à praia.
Na sequência do mau estado do mar, "grande parte da zona dunar sofreu alterações, tendo inclusive, assomado ao paredão e passeios existentes na rotunda norte", alerta Raul Castro.
"Felizmente, esta situação aconteceu após o fim da época balnear. Contudo, é urgente que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) atue com a celeridade necessária para encontrar uma solução antes do verão do próximo ano", apela o autarca.
Dirigido à Presidência da APA e à responsável da APA/ARH Centro, o email expressa a posição tomada, por unanimidade, pelos elementos da Comissão Municipal de Proteção Civil que estiveram reunidos de emergência na sexta-feira passada, nas instalações dos Bombeiros Municipais de Leiria.
Além da ata da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, a que preside, Raul Castro enviou para os responsáveis da APA um conjunto de 21 fotografias que ilustram o estado em que ficou a Praia do Pedrógão, depois de ter sido atingida pelas marés vivas.
