Protocolo para recolha de resíduos elétricos e eletrónicos
Decorreu dia 9 de março, no salão nobre dos Paços do Concelho, a assinatura do Protocolo de Ponto de Receção entre a AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, através do qual os Bombeiros Voluntários de Leiria, Maceira e Ortigosa passam a receber nas suas instalações todo o tipo de material elétrico e eletrónico em fim de vida.
Com esta iniciativa, os Bombeiros Voluntários destas três corporações irão colaborar rececionando em contentores específicos, televisores, ferros de engomar, máquinas, frigoríficos, etc. Este material será regularmente recolhido pela AMB3E, que procederá à sua triagem e posterior encaminhamento para unidades de tratamento e desmantelamento, servindo os diversos materiais resultantes deste processo para a produção de novos objectos.
Para Jorge Batista, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, este protocolo agora assinado, demonstra a capacidade dos bombeiros não só para desenvolverem uma ação de prevenção e proteção das populações mas também para desempenharem um papel primordial na promoção de ações educativas no âmbito da salvaguarda do ambiente. Destacou ainda a importância, no atual contexto económico, do apoio financeiro dado pela AMB3E às três corporações, e que será de 50 euros mensais, além de 50 euros por cada tonelada de resíduos recolhidos.
António Ferreira, diretor de Gestão de Resíduos da AMB3E, agradeceu ao presidente da Câmara Municipal o facto de a Autarquia apoiar e testemunhar este projeto que está a ser adotado em todo o país, com a "excelente colaboração de todas as entidades envolvidas". Para António Ferreira, os bombeiros, estando mais próximos das populações, são elementos chave para o sucesso desta iniciativa.
O Presidente da Autarquia, Raul Castro, congratulou-se com a assinatura deste protocolo que irá, a seu ver, contribuir para aperfeiçoar o excelente trabalho que já é desenvolvido em Leiria na área da proteção ambiental. Para o autarca, os benefícios ambientais são óbvios e o apoio dado aos bombeiros é muito importante no contexto actual.
Raul Castro apelou ainda aos Presidentes de Junta presentes que sensibilizassem as suas populações para a mais-valia que esta iniciativa representa para todos, ao contribuir para eliminar riscos ambientais.
Leiria, 9 de março de 2012
