Passar para o Conteúdo Principal
Links rápidos

Deficiência

O bem-estar físico e relacional, a melhoria da condição física e psicológica das pessoas com deficiência física e/ou mental tem vindo a ser uma das preocupações do Município de Leiria, apoiando por isso diversas Instituições de apoio à pessoa com deficiência do concelho de Leiria.

Hipoterapia
A Hipoterapia é uma técnica que consiste na utilização do cavalo em sessões terapêuticas que promove o desenvolvimento físico e cognitivo integrado do indivíduo, através do estabelecimento da relação com o animal e o contacto com a sua fisionomia e comportamento.
A introdução desta prática tem que passar por um processo de conhecimento do espaço, localização dos animais e material, dimensões do local e vivência das sensações associadas aos diversos andamentos do cavalo, o que permite desenvolver a orientação espácio-temporal e a mobilidade, a relação com o próprio corpo e com os outros, tarefas essenciais para o desenvolvimento e promoção da autonomia e auto-estima.

Arte e Terapia
Projeto de Inclusão “Arte e Terapia” com crianças e jovens com deficiência, estimulando a sua integração social e promovendo a igualdade de direitos e oportunidades.
A vertente cultural e artística do presente projeto, como forma de socialização e integração dos jovens portadores de deficiência na comunidade leiriense e sensibilização da comunidade para a diferença, revela o caráter inovador da intervenção proposta.

Conselho Municipal para a Inclusão de Pessoas com Deficiência

O Conselho Municipal para a Inclusão de Pessoas com Deficiência, constitui-se como uma estrutura consultiva do Município de Leiria que visa a salvaguarda dos direitos das pessoas com deficiência, na construção da cidade mais inclusiva, tendo por objetivo promover e valorizar a cidadania das pessoas com deficiência e suas organizações sem fins lucrativos representativas do concelho de Leiria.

 

Linhas orientadoras do Conselho Municipal

  • Promover a igualdade de oportunidades a todos/as os/as cidadãos/ãs;
  • Prevenir práticas e atitudes discriminatórias face às pessoas com deficiência;
  • Promover o debate e o aprofundamento do conhecimento da realidade concelhia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, acessibilidade e mobilidade na cidade para todas/as.

 

Competências
Ao Conselho compete:

  • Emitir pareceres sobre as políticas municipais que interfiram com a inclusão das pessoas com deficiência;
  • Emitir pareceres sobre projetos e iniciativas que o executivo municipal entenda submeter-lhe;
  • Pronunciar-se junto da Câmara Municipal, quando solicitado, sobre projetos e iniciativas municipais suscetíveis de constituírem ações discriminatórias face às pessoas com deficiência;
  • Propor à Câmara Municipal a realização por esta ou em cooperação com outras entidades legalmente constituídas que se ocupem das questões objeto do Conselho, de ações específicas que visem promover a igualdade de oportunidades e inclusão social das pessoas com deficiência;
  • Propor e promover ações de divulgação e sensibilização da opinião pública para a problemática da deficiência;
  • Criar canais regulares de comunicação e informação entre os membros e a população em geral.

Todos os projetos que impliquem pareceres do conselho municipal, que tenham a ver com a acessibilidade ou os direitos das pessoas são obrigatoriamente pedidos ao Conselho.

 

Parque Infantil Inclusivo


O Parque Infantil da Ponte dos Caniços dispõe de um baloiço específico para cadeira de rodas, permitindo a sua utilização por crianças com mobilidade reduzida.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999