Passar para o Conteúdo Principal

Réplicas e reconstituições

20100217105503765381 1 999 999

O esqueleto do Menino do Lapedo (LV1), encontra-se devidamente acondicionado, num local que garante a sua preservação. Com o objectivo de obter uma leitura aproximada do objecto, foi elaborada uma réplica à escala real, através de uma técnica de prototipagem rápida, que permite obter um objecto em material sólido a partir de informação digital.
O Departamento de Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, que tem desenvolvido investigação nesta área com reconhecimento internacional pela qualidade dos seus projectos, realizou todos os estudos necessários à execução da réplica.

Os processos de reconstrução facial, efectuados a partir de técnicas forenses, permitem reconstituir, com elevado grau de exactidão, o aspecto original que teria um indivíduo do qual só nos resta o crânio.

No caso do Menino do Lapedo, a reconstrução foi efectuada tendo por base um protótipo do crânio e do maxilar inferior. Depois de reconstituídas as partes ósseas em falta no fóssil original, inicia-se uma sequência de operações onde as técnicas forenses adquirem papel primordial, desde a aplicação dos órgãos, músculos, cabelo e pele.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999