Passar para o Conteúdo Principal

Sala Fernando Amaro

Está também disponível :

Consulta local de documentação

Fundo Documental de Consulta Reservada

    Fundo Documental de Interesse Local (FL)
        Coleção de cartazes
        Coleção de postais e fotografias
        Espólio Afonso Lopes Vieira
        Espólio Carlos Eugénio

    Biblioteca musical

    Arquivo Histórico Municipal

Desde criança que Fernando da Silva Amaro foi um apaixonado pela leitura, tornando-se um excelente bibliófilo e grande conhecedor da cultura portuguesa.

Frequentou bibliotecas, arquivos, alfarrabistas e vários leilões internacionais, onde adquiria edições diversas que enriqueciam a sua biblioteca particular, composta por publicações e documentos sobre a China, Macau, Índia, Timor, Moçambique e Angola, de grande riqueza histórica e científica.

A sua preferência recaiu sobre história da expansão ultramarina, no entanto, encontramos obras sobre outros temas, como sejam a matemática, a antropologia sociocultural, a geografia, religião, filosofia, medicina tradicional e etnobotânica.

Entre o espólio doado ao Arquivo Histórico do Município de Leiria, datado do período que decorre entre o século XVII e XX, fazem parte monografias, publicações periódicas, arquivo de várias entidades, objetos pessoais, mobiliário, peças decorativas e coleções pessoais.

O gosto pela cultura levou-o ao sonho de conseguir reunir toda a documentação num espaço aberto ao público, onde essa informação pudesse estar disponível a investigadores, historiadores e demais interessados. Infelizmente, não conseguiu concretizá-lo em vida mas a sua esposa, Ana Maria Amaro (Presidente do Instituto Português de Sinologia) tornou-o realidade. A escolha de Leiria deve-se ao facto de a mãe de Fernando da Silva Amaro com quem Ana Maria Amaro tinha uma ligação muito próxima, ser natural da freguesia de Pousos (concelho de Leiria), para além do facto de ter casado e vivido na Quinta de Santo António, no Arrabalde da Ponte. Para Ana Maria Amaro, “Leiria é a minha segunda cidade, depois de Lisboa, onde nasci”.

Este espólio está disponível aos interessados e investigadores no edifício da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, de segunda a sexta-feira, das 9h00às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Para mais informações poderá ser contactar: Miguel Narciso (Tel. 244 839 668 | mnarciso@cm-leiria.pt).

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999