Passar para o Conteúdo Principal
Links rápidos

Salinas da Junqueira

 

 

As Salinas da Junqueira estão situadas no Concelho de Leiria, freguesia de Monte Redondo, entre as povoações de Carreira e Sismarias, encontrando-se a cerca de 8km do mar.

As Salinas apresentam uma área de aproximadamente 5 hectares, com características por vezes pantanosas, e com a particularidade de o nível freático se encontrar à superfície, encontrando-se ainda várias lagoas remanescentes da atividade salina, as quais servem de habitat a inúmeras espécies de aves. A atividade salífera deve-se às particularidades geológicas que se manifestam em toda a envolvente.

Com efeito, a área é abrangida pelo Diapiro de Monte Real, apresentando esta estrutura tectónica um núcleo constituído por uma estrutura de Salgema e Gesso, bem como calcários do Jurássico. Deste modo, não é de surpreender que muitos aquíferos subterrâneos disponham de águas com elevados níveis de salinidades, dando origem a diversas fontes de água salgada na região.

À superfície, a geologia das Salinas também se revela deveras interessante, uma vez que os primeiros 6 metros de profundidade são constituídos por turfa, sendo inclusive possível observar nas várias lagoas do local a libertação de biogás. Historicamente, as Salinas da Junqueira “nasceram” pela mão do Sr. José Duarte Rolo Júnior, por volta de 1920, quando este se apercebeu da existência de uma fonte de água salgada na propriedade em causa, cujo teor de sal justificava a implementação de uma indústria de produção de Sal. Com o decorrer dos anos, a diminuição do teor de sal e a alteração do próprio contexto económico da região que justificavam a atividade levaram a uma cessação da exploração em meados dos anos 80, deixando no entanto marcas e sensações muito profundas em toda a província.

O reconhecimento do potencial do sítio para a biodiversidade, com ocorrência de dois habitats prioritários (91E0 e 4020), e o seu interesse geológico e histórico, levou a que o Município de Leiria viesse a participar no Projeto SAL (INTERREG III-B), na perspetiva de vir a desenvolver localmente algumas ações de valorização, nomeadamente a criação de um circuito interpretativo, participando igualmente noutras a nível inter-regional, estando incluída na Rota do Sal Atlântico.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999