Luís Fernandes: Todas as formas de expressão
Escultor, desenhador, pintor, instrumentista, professor, Luís Fernandes de Carvalho e Reis (Vila Nova de Ourém, 1895 – ao largo das Berlengas, 1954) veio muito jovem estudar para Leiria no Liceu Francisco Rodrigues Lobo.
Cerca de 1914 partiu para Lisboa com Lino António, seu amigo e colega, para prosseguir os estudos na Escola de Belas-Artes de Lisboa. Desiludido com o ensino ministrado na capital, ingressou no Curso de Escultura das Belas-Artes do Porto, em 1915, enquanto o seu amigo Lino também ali retomou a via da Pintura. Regressou a Leiria cerca de 1921. Violinista de talento, envolveu-se no meio musical, por exemplo como membro fundador (a par de Narciso Costa) do Orfeão de Leiria, em 1946.
Na escultura e estatuária mencionemos, entre outros, os Monumentos aos Mortos da Grande Guerra, em Leiria (1929), e em Coimbra (1932, com plano arquitetónico de António Varela); o busto de Francisco Rodrigues Lobo (1937) à entrada da escola homónima (mais recente), onde se encontra desde 1980; entre outros.
As suas convicções políticas, que não se quadravam com o regime do Estado Novo, não lhe facilitaram a vida profissional. Foi Professor em diversas Escolas Industriais entre elas na Escola Industrial e Comercial Domingos Sequeira, em Leiria.
Desenhador quase compulsivo, viajava sempre com a paleta, como recorda sua filha Lia Fernandes, que igualmente testemunha que “tinha interesse por tudo o que era novo”.
Sandra Leandro – curadora da exposição
