Monte Real aceita desafio de “Florir Portugal 2016”
Monte Real aceitou o desafio da iniciativa de caráter nacional – Florir Portugal 2016 e adere a esta iniciativa sob o lema “Monte colorido Realmente florido”, com um conjunto de atividades cujo objetivo é deixar esta vila do concelho de Leiria mais florida e ainda mais bonita.
Na 3ª edição, e com o seu ponto alto nos dias 1 de junho e 2 e 3 de julho, o Florir, organizado pela Câmara Municipal de Leiria em parceria com a União de Freguesias de Monte Real e Carvide, a Nipo Dec e a evadream – Portugal em flor, é um projeto que pretende valorizar a imagem de Monte Real, reavivando a tradição de outrora, quando a vila tinha como cartão de visita as casas anualmente caiadas e as ruas enfeitadas de flores.
"Monte colorido Realmente Florido” é o mote que renova a ambiciosa missão de cultivar, através de uma filosofia otimista, colaborativa e empreendedora, o florescimento humano e o desenvolvimento local, apreciando a natureza e a capacidade criativa da população, defendendo a busca pela felicidade e pelo bem-estar comum.
A Hortênsia foi, desde a 1ª Edição do Florir, a flor escolhida como imagem de marca do evento, visto que é a flor que melhor se identifica com a tradição de Monte Real por esta ter chegado a ser, em tempos, apelidada de Vila das Hortênsias.
Com a 3ª edição do Florir (programa anexo) pretende-se devolver a Monte Real um sentimento de pertença onde os habitantes e empresários locais apreciem viver num local cuidado, bonito e florido e que, sentindo as vantagens e o respetivo retorno desta iniciativa, aumentem a coesão social e o sentimento de comunidade. Todos podem contribuir cuidando da sua casa ou estabelecimento comercial, colocando flores à entrada, nas varandas e janelas.
Florir ... um gesto simples, ao alcance de todos.
