Museu da Imagem em Movimento aposta na programação em Cinema
Em 2022 a programação artística do m|i|mo - museu da imagem em movimento apresenta-se com o foco no cinema, com a curadoria de Bruno Carnide e Cátia Biscaia.
De entre as várias e inovadoras propostas, destaque para as Tardes de Cinema, que se realizam no primeiro sábado de cada mês, às 15 horas, com a exibição de um filme clássico, seguido de um pequeno debate em ambiente informal.
O ciclo de Cinema Nipo-Sul-Coreano com sessões gratuitas, tem inicio já no próximo sábado, dia 5 de março, no Auditório António Campos, pelas 15 horas.
A primeira história a ser contada é a de «Shoplifters - Uma Família de Pequenos Ladrões», um drama japonês de Hirokazu Koreeda, sobre a importância dos afetos, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e nomeado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
O dia 2 de abril será dedicado ao clássico «Oldboy – Velho Amigo», um thriller sul-coreano de vingança realizado por Park Chan-Wook. Considerado um dos melhores filmes de sempre, venceu o Grande Prémio do Festival de Cannes de 2004.
Estas são algumas das sugestões do ciclo que decorre até novembro, todos os primeiros sábados do mês, com a curadoria de Bruno Carnide e Cátia Biscaia, através da Leiria Film Fest – Associação Cultural, em parceria com o m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento e o Município de Leiria.
Ciclo Completo:
5 Março | 15h00
Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões (2018) Hirokazu Koreeda
Japão - 121min – M14 - https://www.imdb.com/title/tt8075192/
2 Abril | 15h00
Oldboy - Velho Amigo (2003) Park Chan-wook
Coreia do Sul - 120min – M18 - https://www.imdb.com/title/tt0364569/
7 Maio | 15h00
O Terceiro Assassinato (2017) Hirokazu Koreeda
Japão – 124min – M14 - https://www.imdb.com/title/tt6410564/
2 Julho | 15h00
A Idade das Sombras (2016) Jee-woon Kim
Coreia do Sul - 140min – M16 - https://www.imdb.com/title/tt4914580/
06 Agosto | 15h00
Depois da Tempestade (2016) Hirokazu Koreeda
Japão – 118min – M12 - https://www.imdb.com/title/tt5294966/
3 Setembro | 15h00
A Eterna Desculpa (2016) Miwa Nishikawa
Japão – 124 – M12 - https://www.imdb.com/title/tt4837062/
1 Outubro | 15h00
A Nossa Irmã Mais Nova (2015) Hirokazu Koreeda
Japão – 127min - M12- https://www.imdb.com/title/tt3756788/
5 Novembro |15h00
Ramen Shop - Negócio de Família (2018) Eric Khoo
Japão, Singapura, França – 89min – M12 - https://www.imdb.com/title/tt6720618/
EXTENSÕES DE FESTIVAIS
Todos os meses, os filmes vencedores dos maiores festivais de Cinema do País têm lugar no MIMO, com o objetivo de trazer à cidade de Leiria outras visões e linguagens do cinema.
MIMO VIDEO ART
Um espaço no MIMO dedicado à mostra de Vídeo Arte, onde os visitantes podem assistir a uma outra forma de linguagem audiovisual. A mostra de Video Art é selecionada a cada semestre através de uma Open Call a artistas de todo mundo.
BIENAL DE CINEMA (2023)
Decorre de dois em dois anos, uma semana dedicada ao cinema de longa-metragem, onde serão exibidos alguns filmes com a presença de realizadores e equipa técnica, assim como oferta formativa.
Bruno Carnide (Leiria, Portugal, 1987) é licenciado em Som e Imagem - pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.
Trabalha como Realizador de Cinema desde 2008; é fundador e diretor do Leiria Film Fest – Festival Internacional de Curtas-Metragens desde 2013, e Professor Universitário na área da Fotografia e Cinema desde 2017.
Realizou várias curtas-metragens de ficção, documentário e animação, que venceram mais de trinta prémios e foram exibidas em centenas de festivais de cinema de todo o mundo, incluindo festivais qualificadores aos Óscares.
Atualmente, encontra-se a fazer um percurso notável em festivais de Cinema com o seu último filme de animação, «O Voo das Mantas», aclamado pela crítica internacional e candidato aos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.
Cátia Biscaia (Leiria, Portugal, 1983) é licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Audiovisual e Multimédia.
Fotógrafa profissional, desde 2008, - premiada nacional e internacionalmente – apresenta, artisticamente, um trabalho de fotografia contemporânea de paisagem e conceptual.
Na área do Cinema, trabalha enquanto Produtora, Argumentista e Assistente de Imagem, em vários filmes que foram premiados internacionalmente e selecionados para mais de uma centena de festivais. Além disso, é também, cofundadora e diretora do Leiria Film Fest – Festival Internacional de Curtas-Metragens, desde 2013; e professora universitária na área da Fotografia e Cinema, desde 2018.
«Chama-se Carla» é o seu primeiro trabalho enquanto realizadora. Uma curta-metragem muito bem recebida a nível internacional, que já foi selecionada para dezenas de festivais de cinema nacionais e internacionais, inclusivamente, qualificadores para os Óscares da Academia de Cinema Americana.
