Passar para o Conteúdo Principal
Links rápidos

Idosos

Teleassistência

 

O Serviço de Teleassistência do Município de Leiria permite minimizar a situação de isolamento social dos seus utilizadores, sendo determinante na permanência em segurança, de pessoas idosas e indivíduos em situação de dependência e/ou isolamento, no seu domicilio, evitando ou retardando a necessidade de recurso à institucionalização.
O Serviço de Teleassistência permite ao seu utilizador que esteja em situação de emergência de saúde, segurança ou simples solidão contactar, de imediato (através de um botão de emergência) com uma central de assistência, que ativa os mecanismos necessários para resolver a situação-problema apresentada.

Objetivos do Serviço de Teleassistência:
O Serviço de Teleassistência visa:

  • Contribuir para a manutenção da autonomia das pessoas idosas ou em situação de dependência e isolamento, no seu domicílio, beneficiando em simultâneo da integração na respetiva comunidade;
  • Evitar ou retardar a necessidade de recurso à institucionalização de pessoas idosas e/ou em situação dependência e isolamento;
  • Proporcionar uma resposta imediata em situações de emergência, bem como apoio na solidão, a todos/as aqueles/as que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência;
  • Garantir um serviço de apoio inovador, visando a melhoria da qualidade de vida, saúde, segurança e auto estima dos/as utilizadores/as.

 

A quem se destina?
Os destinatários do serviço de teleassistência são os Munícipes que:

  • Possuam idade igual ou superior a 65 anos de idade;
  • Possuam idade inferior a 65 anos de idade com grau de incapacidade igual ou superior a 60%;
  • Vivam sós ou em situação de isolamento permanente ou temporário.

 

Como efetuar o pedido?
O pedido é efetuado mediante o preenchimento do formulário de adesão disponível no Gabinete de Atendimento Social e no sítio www.cm-leiria.pt.
O formulário de adesão devidamente preenchido poderá ser apresentado no Gabinete de Atendimento Social do Município ou na Junta de Freguesia ou União de Freguesias da área de residência do interessado.

 

Banco de Ajudas Técnicas do Município de Leiria

O Banco de Ajudas Técnicas do Município de Leiria pretende dar resposta a indivíduos que por motivos de perda de autonomia física – temporária ou permanente – necessitam da utilização de ajudas técnicas tendo em vista a melhoria dos cuidados com consequente repercussão na qualidade de vida.

 

Objetivos do Banco de Ajudas Técnicas

  • Proporcionar apoio a pessoas em situação de dependência permanente ou temporária, cuja situação de saúde requeira a utilização de ajudas técnicas;
  • Diminuir as dificuldades de mobilidade;
  • Melhorar os cuidados na dependência face a terceiros;
  • Envolver a família e a comunidade em geral através da cedência de equipamento;
  • Apelar ao dever de cidadania e responsabilidade social entre aqueles que podem dispensar equipamento para aqueles que dele necessitem.

 

Ajudas Técnica Disponibilizadas
Cadeira de rodas; cadeira de banho; andarilhos; canadianas; cama articulada e grades.

 

Atribuição do Equipamento
O equipamento é atribuído conforme a sua disponibilidade. Caso não exista disponibilidade para atribuição do equipamento, o pedido ficará em lista de espera e entregue logo que fique disponível.

 

Como efetuar o pedido?

O pedido é efetuado através de requerimento, em modelo próprio, apresentado no Gabinete de Atendimento Social da Câmara Municipal de Leiria e no sítio www.cm-leiria.pt.
O requerimento poderá ser exibido em nome do beneficiário, por familiares, outras pessoas ou entidades, desde que o façam em interesse comprovado do primeiro.

 

Cartão Leiria Sénior

 

Objetivos do Cartão Leiria Sénior:

O Cartão Leiria Sénior visa:

  • Promover e favorecer a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Constituir-se como um documento de identificação, cuja exibição confere ao titular o direito de usufruir de benefícios tais como descontos comerciais, industriais e de prestação de serviços;
  • Melhorar o bem-estar dos séniores, favorecendo a criação de condições, quer para a ocupação de tempos livres, quer na participação ativa da sua cidadania.

 

A quem se destina?

O Cartão Leiria Sénior destina-se a todos os munícipes que tenham idade igual ou superior a 65 anos e que residam no concelho de Leiria.
Podem aderir ao Cartão Leiria Sénior as entidades que se disponibilizem a efetuar descontos sobre o preço de bens e serviços por si comercializados no concelho de Leiria.

 

Quais Benefícios do Cartão Leiria Sénior?

O titular do Cartão Leiria Sénior tem direito a usufruir de:

  • Descontos nos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços que desenvolvam a sua atividade no concelho de Leiria e que adiram ao Cartão Leiria Sénior;
  • Gratuitidade ou descontos nos ingressos em eventos municipais ou organizados com o apoio do Município de Leiria, de acordo com o previamente divulgado nos canais de comunicação do Município.
  • Os benefícios decorrentes da titularidade do Cartão Leiria Sénior Incidem sobre o preço dos bens e serviços praticados à data da sua apresentação, para que o seu titular obtenha real vantagem relativamente aos restantes clientes.

 

Como efetuar o pedido?

O pedido é efetuado mediante o preenchimento do formulário de adesão disponível no Gabinete de Atendimento Social e no sítio www.cm-leiria.pt.
O formulário de adesão devidamente preenchido poderá ser apresentado no Gabinete de Atendimento Social do Município ou na Junta de Freguesia ou União de Freguesias da área de residência do interessado.

 

Programa “Novas Primaveras”
Em parceria com as Juntas de Freguesia e as Instituições Particulares de Solidariedade Social, o Programa “Novas Primaveras”, é desenvolvido pela SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos, em diversos lares e centros de dia do concelho de Leiria, dando a possibilidade dos idosos participarem ativamente em atividades de música, dança e teatro, culminando numa sessão anual conjunta, com a participação de todas as IPSS’s inseridas no programa.

 

Programa “Classes Mobilidade”
Em resultado dos trabalhos da Rede Social e financiado pelo Município de Leiria, nasceu o programa “Classes de Mobilidade” com o objetivo de prevenir/promover a mobilidade, a autonomia funcional, a interação e, sobretudo, atenuar situações de isolamento/solidão da população idosa institucionalizada através da atividade física de conjunto, em lares e centros de dia.

 

Academia Sénior

 

A Academia Sénior, integrada na RUTIS – Rede de Universidades de Terceira Idade, é um projeto social e educativo, que visa contribuir para a melhoria dos munícipes com idade superior a 55 anos, através do enriquecimento dos seus tempos livres, designadamente nas áreas da educação e cultura.
A Academia Sénior, constitui-se como um espaço onde são promovidas atividades sociais, culturais e de convívio, quebrando a solidão e isolamento social, contribuindo para o despertar de interesses, a valorização e ampliação dos conhecimentos da população sénior.
Para obter informações complementares sobre a Academia Sénior, os interessados devem dirigir-se ao Gabinete do Viver Ativo que funciona das 9:00horas às 16:00horas no Complexo das Piscinas Municipais

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999