Lâmpadas usadas
O Município de Leiria disponibiliza, em colaboração com as Freguesias, pontos de recolha de lâmpadas usadas. As lâmpadas recolhidas são entregues na Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., que as encaminha a operador licenciado para o seu tratamento, assim evitando a contaminação do meio ambiente e possibilitando a reciclagem das matérias-primas.
São admitidas lâmpadas tubulares e lâmpadas economizadoras de energia (LED e fluorescentes), não sendo admissíveis lâmpadas incandescentes nem de halogénio, que devem ser depositadas no contentor de resíduos indiferenciados.
As lâmpadas tubulares devem ser depositadas num recetáculo específico, existindo outro recetáculo para os restantes formatos de lâmpadas economizadoras de energia. Na imagem seguinte, estão representados os formatos mais comuns das diferentes tipologias.
Os pontos de recolha geridos pelo Município de Leiria estão assinalados no mapa:
Outros locais onde um utilizador particular pode entregar lâmpadas usadas (exceto lâmpadas incandescentes e de halogéneo)
Tal como qualquer Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), as lâmpadas economizadoras de energia usadas podem ser:
- Entregues na compra de uma que seja de características equivalentes, sendo a retoma assegurada gratuitamente pelo distribuidor;
- Depositadas, gratuitamente, desde que não tenham qualquer dimensão externa superior a 25 centímetros, nas lojas retalhistas com áreas de venda superiores a 400m², sem a obrigatoriedade de adquirir uma nova;
- Entregues num ponto de recolha gerido por uma das três entidades responsáveis pelos sistemas integrados de gestão de REEE. Para localizar estes pontos, consulte Rede Electrão, Rede Depositrão, ou Redes de Recolha E-Cycle.
Para informação complementar sobre este assunto, poderá consultar o documento “Perguntas Frequentes – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)” disponível no sítio da APA Agência Portuguesa do Ambiente.