Óleos Alimentares Usados (OAU)
Em Portugal, são produzidos anualmente cerca de 60 milhões de litros de OAU.
Um litro de OAU pode poluir cerca de um milhão de litros de água, que é suficiente para a sobrevivência de uma pessoa durante 40 anos.
A eliminação de modo indevido deste tipo de líquido pode contaminar os solos ou as águas, tanto a nível de aquíferos como das ribeiras e águas do mar.
Pode também danificar os sistemas de tratamento das águas residuais (ETAR) se lançado no esgoto, uma vez que a gordura acumulada nos filtros os obstrui.
A recolha seletiva de OAU permite o aproveitamento de uma matéria-prima, já que possui um elevado potencial de recuperação, podendo ser aproveitado para a produção de sabão ou de biodiesel.
Para o correto encaminhamento dos OAU, é fundamental proceder à sua recolha seletiva:
♻️ Terminado o ciclo de utilização do óleo alimentar (pode ser óleo de fritura, azeite, óleo de conservas), deixe-o arrefecer, remova os restos de comida (devem ser colocados no contentor de resíduos indiferenciados) e coloque-o numa embalagem plástica (garrafão de até 5 litros = 20 cm de diâmetro)
♻️ Deposite a embalagem bem fechada diretamente num Oleão
♻️ Não despeje diretamente o OAU no Oleão
♻️ Não utilize embalagens de vidro
Tenha em atenção que os óleos lubrificantes usados não devem ser misturados com OAU, nem depositados dentro ou junto a estes Oleões.
Consulte no mapa abaixo a localização dos Oleões geridos pelo Município.
No gráfico abaixo, pode encontrar as quantidades de óleo alimentar usado recolhidas: