Centro Escolar dos Marrazes (em curso)
Localizado na União das Freguesias de Marrazes e Barosa, o Centro Escolar dos Marrazes pretende dar resposta às necessidades de oferta educativa ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo naquela freguesia, integrando os jardins de infância de Outeiros da Gândara, Janardo, Bairro das Almuinhas e n.º 2 de Marrazes, para além da Escola Básica n.º 2 de Marrazes.
O novo edifício abrangerá um total de cerca de 600 crianças e pretende promover a articulação de níveis de ensino diferentes, bem como o desenvolvimento de atividades importantes e necessárias à educção e formação dos alunos.
Esta é uma empreitada considerada prioritária no que se refere ao reordenamento da rede educativa do concelho, já que, apesar dos investimentos efetuados nos últimos anos na melhoria das condições das escolas dos Marrazes, irá resolver definitivamente problemas relacionados com o funcionamento de estabelecimentos em instalações provisórias e em mau estado, a sobrelotação e consequente desdobramento de turmas e a existência de crianças em lista de espera.
Com uma área total de intervenção superior a 31 mil metros quadrados, o Centro Escolar dos Marrazes será composto por três edifícios distintos: jardim de infância, 1.º ciclo do ensino básico e pavilhão desportivo, que será utilizado pelos alunos em horário diurno e aberto à comunidade fora do horário escolar.
A infraestrutura será dotada de oito salas de atividades para o pré-escolar, 16 salas de aulas para o 1.º ciclo, espaços polivalentes e administrativos, biblioteca, sanitários e recreios cobertos, entre outros, enquanto o pavilhão terá uma capacidade para 824 lugares sentados e as diversas zonas de apoio e administrativas.
A obra teve início em 2017, mas, devido a divergências entre o Município e a empresa de construção, esteve suspensa desde abril de 2018, por incumprimento da construtora, até agosto do ano passado, altura em que foi acordada a revogação do contrato, ultrapassando o impasse sem recurso às instâncias judiciais.
A revisão do projeto inicial permitiu, para além da correção de anomalias, melhorar alguns aspetos, nomeadamente a criação de mais lugares de estacionamento e de zonas para veículos pesados de passageiros, a retirada das duas lajes de betão armado e o pavilhão que passará a ser totalmente fechado.
Com um investimento de 5,4 milhões de euros, a construção do Centro Escolar dos Marrazes tem um prazo de execução estimado em 18 meses (540 dias), tendo reiniciado no dia 10 de janeiro de 2022.
Imagens 3D
-
Bloco 1.º ciclo
-
Bloco pré-escolar
-
Entrada principal
-
Geral [1]
-
Geral [2]
-
Pavilhão [1]
-
Pavilhão [2]
-
Pavilhão [3]
-
Pavilhão [4]
Notícias relacionadas
🧾 Tribunal Central Administrativo dá razão ao Município no processo do Centro Escolar dos Marrazes | 16 de janeiro de 2023
🧾 Obras no Centro Escolar dos Marrazes já recomeçaram | 13 de janeiro de 2022
🧾 Município adjudica construção do Centro Escolar dos Marrazes | 6 de julho de 2021
🧾 Município abre concurso para construção do Centro Escolar dos Marrazes | 2 de março de 2021
🧾 Município revoga contrato para a construção do Centro Escolar dos Marrazes | 18 de agosto de 2020