Biblioteca Municipal acolhe exposição de pintura “Voar pelas Cores dos Pensamentos”
“Voar pelas Cores dos Pensamentos” é o tema da exposição de pintura, do artista plástico António Carmo, que vai ser inaugurada na galeria de arte da Biblioteca Municipal de Leiria, a 3 de fevereiro, e que ficará patente até 2 de março.
Lançar o Papagaio, obra icónica de António Carmo, dá o mote à exposição do artista, que, segundo o próprio, será aquela que melhor o caracteriza e define.
"Quando olho para a tela Lançar o Papagaio, vejo a essência de António Carmo. Vejo liberdade, vejo sonho, vejo imaginação, ainda que enraizada em tradição; vejo, sobretudo, o verdadeiro Eu de uma criança", destaca o artista, para quem, no fundo, a felicidade é feita de coisas leves, coisas simples.
O seu EU interior vive dessa criança que nunca se perdeu, que sempre acreditou, em constante criação.
É esta maturidade de uma criança que encontramos em toda a obra de António Carmo, num desagarrar de preconceitos, desprender de pensamentos vincados e entrançados em supostas necessidades, num agarrar da liberdade... com toda a leveza que uma criança tem.
António Carmo nasceu em 1949 no Bairro da Madragoa em Lisboa. Ingressou na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde cursou Pintura Decorativa. Ainda como estudante frequentou as tertúlias de Lisboa, nomeadamente na Brasileira do Chiado, Café Tarantela, Café Vává, e Leitaria Garrett, entre outros.
Amigo de alguns dos nossos cantores e compositores, tais como Adriano Correia de Oliveira (que homenageou com um painel de azulejos em Avintes), Carlos do Carmo (executou a capa do LP O Homem no País), Paulo de Carvalho, etc., em 1968 faz a sua primeira exposição individual, na Galeria Nacional de Arte, em Lisboa.
Depois de 25 de Abril de 1974, executa grandes murais nas Festas do Avante em conjunto com outros nomes da pintura, tais como: Rogério Ribeiro, Cipriano Dourado, Querubim Lapa, Jorge Vieira e Rogério do Amaral.
A partir de então inicia uma carreira internacional sendo a sua primeira exposição na Galeria Solidair em Roterdão/Holanda.
