Município aposta em projetos para o rio Lis e Lagoa da Ervedeira
A valorização da frente ribeirinha, a requalificação da Lagoa da Ervedeira e a transformação de toda a frota de viaturas de recolha de lixo [que passam a ser movidas a gás natural comprimido] foram alguns dos destaques da apresentação sobre as ações na área do Ambiente em 2018 realizada pela vereadora responsável por este pelouro.
Até ao final do ano, Ana Esperança informou que será elaborado um “projeto de execução para a reabilitação e valorização do troço urbano do rio Lis na frente ribeirinha”, ao mesmo tempo que vão ser desenvolvidas ações de formação e de reforço da participação pública.
Por outro lado, a requalificação da Lagoa da Ervedeira será garantida através de uma candidatura ao Programa Valorizar, de forma a repor as estruturas que arderam, bem como a reflorestação da área em estreita articulação com o ICNF, também neste caso com a participação ativa da população.
Já a nova frota de viaturas de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, em 2018, será movida a Gás Natural Comprimido, para redução das emissões de gases com efeito de estufa.
O programa Urban Wins, a concretização do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, bem como o novo projeto intitulado de “Queres Ser Agente CIA”, que visa reforçar a participação da população nas atividades promovidas pelo Centro de Interpretação Ambiental, foram outros dos temas abordados da apresentação disponível no final deste texto.
