MUNICÍPIO VAI À ESCOLA – Agrupamento de Escolas D. Dinis, Leiria
Vereadora da Educação impulsiona uma rede de trabalho, virada para a ação
A Vereadora da Educação esteve, a 7 de novembro, de visita ao Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Leiria. Trata-se da primeira de dez visitas agendadas no Concelho de Leiria, com vista a dar cobertura a todo o território escolar.
O "Município vai à Escola" tem como principais objetivos a corresponsabilização de todos os agentes educativos na resolução dos problemas, a participação no Projeto Educativo da Escola/Agrupamento e a construção partilhada de um "Concelho Educador". Constitui uma prioridade do Projeto Educativo Concelhio o estabelecimento de compromissos entre os diferentes elementos da comunidade educativa (Escola, Famílias, Município), apostando em práticas de envolvimento que valorizem a comunicação entre as partes, para que exista uma relação forte e efetiva, onde se coadunem interesses e expetativas e se complementem funções.
Do programa do encontro fez parte um conjunto de reuniões de trabalho com os parceiros educativos: Direção do Agrupamento de Escolas D. Dinis (presidida pelo professor Fernando Cadima); Presidentes de junta da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (Dr. José Cunha) e da União de Freguesias de Marrazes e Barosa (Dra. Isabel Afonso); e sete associações de pais e encarregados de educação das escolas afetas ao agrupamento (APEE da Escola EB 2, 3 D. Dinis; APEE da Básica e Jardim de Infância dos Capuchos; APEE da Escola N.º 1 do 1.º CEB de Leiria; APEE da Escola 1.º CEB e JI de Barosa; APEE do Ensino Básico de Arrabalde; AP e Amigos da Escola da Guimarota; APEE e Amigos da Escola N.º 2 do 1º Ciclo do Ensino Básico de Leiria). E ainda uma visita ao Jardim de Infância de Guimarota e às escolas básicas de Guimarota, Amarela e Branca de Leiria, resultando num levantamento de necessidades e definição de prioridades em termos de intervenção nas escolas.
Dos trabalhos desenvolvidos, os principais resultados alcançados prendem-se com o desenvolvimento de um rede de trabalho, virada para a ação; e a criação de condições para introduzir maior eficácia e eficiência na resposta aos problemas das escolas, otimizando a gestão de recursos humanos e materiais.
A Escola, as famílias, as autarquias e outras entidades devem ter voz ativa, construtiva e responsável, estabelecendo relações de proximidade e presença no meio escolar, justificando a sua participação como uma mais-valia para a melhoria da Escola.
Leiria, 11 de Novembro de 2013
