Pequenos Deputados de Leiria reuniram em Assembleia
O dia seguinte ao 25 de Abril ficou marcado por uma sessão da Assembleia dos Pequenos Deputados, no Teatro Miguel Franco, uma iniciativa integrada nas cerimónias dos 50 anos da ‘Revolução dos Cravos’.
Presidida por Célia Afra, segunda-Secretária da Mesa da Assembleia Municipal de Leiria, a cerimónia contou com a presença de representantes do executivo Municipal, das freguesias, bem como de professores e alunos envolvidos nesta iniciativa, entre demais convidados.
A sessão foi aberta pelo presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, que vincou a evolução que o país registou com a Democracia, nomeadamente na universalização do acesso à educação.
“Estamos muito sensibilizados pelo elogio que as crianças fazem à Escola, um sinal do excelente trabalho desenvolvido pelo projeto educativo Municipal”, disse.
Os 33 pequenos deputados, eleitos pelas escolas do 1º ciclo da rede pública e privada do concelho de Leiria, apresentaram as suas propostas no âmbito dos temas debatidos e, no Período antes da Ordem do Dia, foram apresentados oito votos de agradecimento, dez votos de louvor, duas solicitações e, um voto de pesar. (deliberações em anexo).
Nesta sessão, através das propostas apresentadas, ficou patente a preocupação dos mais novos com a igualdade de oportunidades na educação, tendo sido realçada a importância dos valores da democracia, a melhoraria de diversos espaços escolares, tal como a dinamização de atividades recreativas que remetam para a importância da partilha e fruição de diferentes hábitos culturais.
No final da sessão a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, concluiu que os projetos apresentados refletem uma verdadeira cidadania.
Tanto Gonçalo Lopes como Anabela Graça deram especial destaque ao facto de tantos pequenos deputados demonstrarem um verdadeiro sentimento de gratidão ao lembrarem a importância, nas suas vidas, de todos aqueles que diariamente contribuem para a sua educação, desde os assistentes operacionais, aos educadores, professores e associações de pais, bem como os representantes de algumas das entidades presentes na sessão.
