Tomada de Posse dos Órgãos do Município de Leiria marca início do mandato autárquico 2025-2029
Decorreu na noite desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, a cerimónia de instalação da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Leiria para o novo mandato autárquico (2025–2029).
O evento, que teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, contou com a presença de autarcas eleitos, entidades oficiais e muitos cidadãos que quiseram assistir ao momento solene.
A cerimónia incluiu um momento musical protagonizado pelo Coro Adulto da Academia Mezzo, seguindo-se a tomada de posse dos membros eleitos para a Assembleia Municipal e para o Executivo camarário.
Após a posse, tiveram lugar as intervenções protocolares, nomeadamente do Presidente da Assembleia Municipal cessante, António Lacerda Sales, e do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.
António Lacerda Sales destacou a importância do espírito democrático e de serviço público pelos quais pautou a sua presidência ao longo dos últimos quatro anos, agradecendo a todos os que com ele partilharam este espaço de democracia plural e livre, no qual se dá voz e resposta aos problemas que afetam as populações e, na defesa do interesse público acima de tudo.
“Todos temos um propósito comum: Servir Leiria e os Leirienses”, afirmou António Sales. “Termino o meu ciclo com a serenidade de quem sempre deu o melhor de si”, concluiu, desejando os melhores sucessos na continuidade dos trabalhos da Assembleia Municipal, colocando sempre o interesse de Leiria e dos leirienses em primeiro lugar.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, começou por dirigir palavras de reconhecimento ao presidente cessante da Assembleia Municipal, António Lacerda Sales, destacando “a forma exemplar como conduziu esta Assembleia ao longo do mandato — com serenidade, equilíbrio e profundo sentido democrático”.
O autarca expressou ainda agradecimento aos vereadores e presidentes de junta que concluíram funções, elogiando “a dedicação, o espírito de serviço e a marca de proximidade e rigor deixada nas áreas em que trabalharam”, bem como à oposição, “pelo contributo construtivo e sentido de responsabilidade democrática”.
Gonçalo Lopes sublinhou que o novo mandato é um ciclo de continuidade e de renovação, assumindo “o compromisso de cuidar, desenvolver e cumprir — cuidar das pessoas, desenvolver o concelho e cumprir o programa com que nos apresentámos aos leirienses: um programa de continuidade e de progresso, centrado nas pessoas”.
O presidente destacou ainda o voto de confiança recebido dos cidadãos, reafirmando a intenção de garantir estabilidade e dar seguimento aos projetos estruturantes em curso, nomeadamente nas áreas da habitação, mobilidade, saúde e segurança.
Entre as prioridades para o novo ciclo autárquico, apontou:
a construção de 500 novas habitações até 2030, através de um programa de habitação a custos controlados;
o reforço do programa municipal de apoio ao arrendamento;
a implementação do MetroBus e a conclusão do Terminal Intermodal de Leiria;
o reforço da rede de cuidados de proximidade na saúde, com novos centros de saúde, o Cartão Municipal de Saúde e o programa Bata Branca; a criação da Polícia Municipal de Leiria e o alargamento do sistema de videovigilância para garantir mais segurança em todo o concelho.
Gonçalo Lopes assegurou também que o Município continuará a reivindicar junto do Governo o investimento devido à região, defendendo que “Leiria tem dado muito ao país, e é tempo de o país dar mais a Leiria”.
Na parte final da sua intervenção, o autarca reafirmou o compromisso com a educação, a coesão social, a inovação, o desenvolvimento económico e a cultura, sublinhando que - o futuro de Leiria se constrói com todos.
“Ser Presidente de Câmara é servir pessoas. E é com as pessoas, e para as pessoas, que continuaremos a construir Leiria — um concelho mais justo, mais humano e mais preparado para o futuro”, concluiu.
No final, foi ainda eleita a mesa da Assembleia Municipal, que será presidida por Acácio Sousa, que tem como secretários: José Alves e Célia Afra, todos eleitos pelo PS.
Composição dos órgãos autárquicos para 2025–2029
No novo mandato, a Câmara Municipal de Leiria é composta por sete eleitos do Partido Socialista (PS) - Gonçalo Lopes, Anabela Graça, Ricardo Santos, Carlos Palheira, Ana Valentim, José Cunha e Luís Lopes. O PSD elegeu três – Sofia Carreira, Nuno Serrano e Luísa Gonçalves – e o Chega elegeu Luís Paulo Fernandes.
Para a Assembleia Municipal, os socialistas obtiveram 16 eleitos, enquanto o PSD nove e o Chega cinco. A Iniciativa Liberal tem dois eleitos e o CDS-PP um.
Os socialistas lideram também 17 das 20 juntas de freguesia do concelho, com as outras três a ficar com o PSD.
