Conto e Novela são os géneros literários a concurso na 3.ª edição do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira
A terceira edição do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira (PLALV) irá distinguir obras literárias, inéditas e não publicadas, nos géneros Conto e Novela.
Redigidos em língua portuguesa, por autores maiores de idade, os trabalhos a concurso serão avaliados por um júri composto por cinco elementos representantes do Município de Leiria, do Politécnico de Leiria, da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores.
O valor monetário do prémio é de 5 mil euros, e os trabalhos a concurso deverão ser entregues até 15 de setembro de 2024.
Promovido pelo Município de Leiria, com periodicidade bienal, este prémio tem como objetivo homenagear e divulgar o poeta leiriense e homem da cultura, Afonso Lopes Vieira, bem como incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita.
Para mais informações pode ser consultado o regulamento de participação aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1_pYQY42RGYeXvXu90jKD-zxC75gm1jjO?usp=sharing
O prémio Literário Afonso Lopes Vieira
A primeira edição do PLALV, teve lugar em 2019/2020. Subordinada à literatura infantil, esta edição recebeu 38 obras e premiou o trabalho “Desenho Impaciente”, de Carlos Alberto Silva.
Na segunda edição, em 2021/2022, entre 96 trabalhos concorrentes, provenientes do Canadá, da Suécia, de França, de Cabo Verde e de Israel, além de Portugal, o júri atribuiu a Paulo Assim o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira 2022, na modalidade de poesia, com a obra “Lume”.