“Educação Ambiental: desafios do Séc. XXI” dá mote à 2ª edição do Fórum Ambiente de Leiria

"Educação Ambiental: desafios do Séc. XXI" é o tema da 2ª edição do Fórum Ambiente de Leiria, que se realiza no próximo dia 14 de novembro, no Teatro Miguel Franco e que se destina a todos os professores, educadores e interessados pela Educação Ambiental, em geral.
Organizado pelo Município de Leiria, este momento formativo insere-se no Projeto Educativo Municipal de Leiria, através do qual se pretende potenciar o cumprimento da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, que contempla o “Desenvolvimento Sustentável” e a “Educação Ambiental” no 1º Grupo de domínios e, por isso, obrigatório para todos os ciclos de escolaridade.
Com o 2º Fórum Ambiente, pretende-se ainda contribuir para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 adotada ao nível das Nações Unidas, bem como, para a implementação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), abrangendo os seus eixos estratégicos: “Descarbonizar a sociedade”; “Tornar a economia circular” e “Valorizar o território”.
O Professor Jorge Paiva, um dos maiores especialistas do país em Educação Ambiental, irá estar presente neste Fórum, acrescentando enorme valor à já assinalável qualidade do painel de palestrantes.
A partilha de experiências e projetos de outros Municípios e Equipamentos de Educação ambiental, irá permitir um enriquecimento de todos os participantes e potenciar a implementação de projetos educativos na área da educação ambiental, bem como facilitar novas metodologias para o alcance das metas curriculares nesta área.
Além da partilha de experiências, aprendizagens e reflexões no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, este Fórum tem como objetivos, dotar os educadores e professores de conhecimentos sobre formas de trabalharem os programas curriculares, adquirindo conhecimentos e capacidades para propor ações de intervenção ao nível da educação ambiental, em contexto escolar.
Capacitar os educadores e professores para trabalharem segundo o modelo holístico “head, heart and hands”, bem como promover a compreensão da importância das redes de cooperação e de parceria que podem existir entre estabelecimentos de ensino, é outro aspeto fundamental deste Fórum que visa fomentar a criação de um plano de educação ambiental ao nível escolar que contribua para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
No que se refere aos conteúdos, serão debatidos temas como: Abordagens e metodologias em educação ambiental; Os equipamentos de educação ambiental enquanto promotores de ações de educação e sensibilização ambiental - formal e não formal; A importância da educação ambiental pela arte, da educação ambiental “fora de portas”, e da educação ambiental vivida em comunidade na assimilação de conteúdos pedagógicas, além da importância do envolvimento de toda a comunidade escolar nas questões de sustentabilidade ambiental.
A segunda edição do Fórum Ambiente de Leiria, terá, este ano, dois momentos: a tarde de dia 14 de novembro, no Teatro Miguel Franco, com as palestras de Carlos Ribeiro, do Laboratório da Paisagem de Guimarães, Mariana Roldão Cruz, da Fundação Serralves, e Paulo Renato Trincão, da Universidade de Coimbra, e a manhã do dia 18 de novembro, que será dedicada a Oficinas e Visitas Ambientais, num contexto pedagógico que irá favorecer a capacitação de teor prático dos participantes.
Esta é mais uma aposta do Município de Leiria em promover o ambiente como um eixo estratégico e definidor da sua ação com particular enfoque na educação, pelo que o evento contará ainda com a presença do vereador com o pelouro do Ambiente, Luís Lopes, e com a vereadora com o pelouro da Educação, Anabela Graça.
A participação no Fórum do Ambiente de Leiria enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração (alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014).
A entidade certificadora é a Leirimar, pelo que para quaisquer informações ou inscrições com acreditação, o contacto deverá ser efetuado em https://leirimar.cfae.pt/formacao/
Para mais informações e inscrições sem acreditação deverá ser contactado o CIA – Centro de Interpretação Ambiental, através do email cia@cm-leiria.pt ou do telefone 244 845 651.
PROGRAMA
Dia 14 de novembro
15h30 – Abertura do Secretariado
16h00 - Sessão de Abertura pelo Vereador do Ambiente, Luís Lopes
16h15 – Guimarães: Uma cidade de um Planeta - Carlos Ribeiro – Laboratório da Paisagem
17h00 – Pausa para café
17h15 – Missão educação em Serralves - Mariana Roldão Cruz – Fundação de Serralves
18h00 – Projeto ERRE: a chegada da economia circular - Renato Trincão - Universidade de Coimbra
18h45 – Debate
19h00 – Encerramento pela Vereadora com Pelouro da Educação, Anabela Graça
Dia 18 de novembro – 9h30 às 13h00 – Oficinas e visitas