Leiria Sobre Rodas mantém toada de sucesso em mais uma edição com recorde de assistência
O público voltou a não faltar à chamada. O LEIRIA SOBRE RODAS foi um sucesso em pista, mas também nas bancadas onde, mais de 80 mil pessoas bateram recordes de assistência no recinto.
Numa edição que contou com três dias de adrenalina, as marcas mostraram as suas novidades e os pilotos demonstraram os seus talentos.
O público não quis faltar a três dias de uma verdadeira festa dos desportos de motor e registou números recorde de bilheteira, com efeitos que se fizeram sentir também na restauração e hotelaria da cidade. Das exposições temáticas, aos passeios e co-drives em pista, sem esquecer a vertente competitiva, as 72 horas de Leiria Sobre Rodas vão marcar as memórias de miúdos e graúdos que contactaram de forma direta com alguns dos melhores e mais talentosos pilotos do Mundo.
Se a vertente cronometrada coroou, novamente, o britânico e líder do Campeonato de Portugal de Ralis, Kris Meeke, como vencedor do Leiria Rally2 Gold Challenge, José Loureiro na competição dedicada a viaturas Rally4 e Gil Antunes na categoria Rally5, a verdade é que foram muitos mais os pilotos a celebrar triunfos nas corridas de apoio, como é o caso da competição relativa CIR S Leiria Motorshow, onde Jorge Batista venceu nos clássicos, Diogo Carvalheiro nos Desportivos e José Lopes nos Protótipos. Adruzilo Lopes venceu na classe Open, enquanto no EChallenge, foi Hugo Horta a levar a melhor e a fazer as delícias dos milhares que se reuniram nas imediações do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Mas o Leiria Sobre Rodas é muito mais do que corridas contra o cronómetro. Na vertente dos passeios, foram as Motorizadas Antigas que acabaram por juntar o maior número de participantes (250), logo seguido do Bicicletas Antigas que juntou 160 participantes. O Passeio de Clássicos juntou 60 participantes, já o passeio Harley-Davidson juntou um total de 130 motas. O Passeio de Vespas foi um sucesso reunindo mais de 150 velocípedes, enquanto o passeio Mini-Honda contou com mais de 50 participantes e o Passeio Moto4 e SSV juntou também 50 participantes.
A passagem das viaturas inscritas na Corridas dos Fundadores e a visita do Rally Portugal Histórico, foram também dois dos momentos altos da edição deste ano do Leiria Sobre Rodas.
Já no que toca a exposições, os superdesportivos continuam a ser uma verdadeira atração, assim como toda a zona dedicada ao Leiria Expo Auto e Moto, a Feira de Automobilia e a Pista de Karting Infantil, sempre muito concorrida.
A paixão motorizada ganhou forma de palavras sempre que João Carlos Costa juntou junto a si vários pilotos e antigos pilotos, nas diferentes tertúlias com vários nomes a comporem um painel de luxo, entre os quais estiveram, Mikko Hirvonen, Kris Meeke, Diego Ruiloba, João Ferreira, Ricardo Porém, Ricardo Teodósio, Armindo Araújo, Bruno Magalhães, entre tantos outros.
O Leiria Sobre Rodas regressa em 2025, numa prova que promete alguns contornos diferenciadores face à edição deste ano e que a organização, a seu tempo, irá comunicar.