Município arrecada quatro prémios de excelência autárquica
O É de Leiria!, o Guia de Acolhimento a Migrantes, o Leiria Bike e o Viver Activo foram os projetos do Município de Leiria distinguidos, esta quarta-feira, no 2.º Congresso Cidade Social, um evento que premeia as boas práticas nas áreas do desporto, ação social, educação, juventude, turismo e cultura.
Os prémios, de quatro categorias diferentes, foram recebidos em Santa Maria da Feira pelo vereador do Desporto, Carlos Palheira, e representam o reconhecimento do esforço do Município na promoção do bem-estar social e da inclusão.
Na categoria Turismo, o projeto É de Leiria! foi premiado por representar, divulgar e defender os produtos mais emblemáticos do concelho, como as Brisas do Lis, o Leitão da Boa Vista e a Morcela de Arroz, fortalecendo a identidade cultural e gastronómica de Leiria.
O Guia de Acolhimento a Migrantes, “Leiria, cheguei! E agora?”, distinguido na categoria Ação Social, revelou ser um recurso essencial para a integração da crescente população migrante, oferecendo, em seis idiomas, informações valiosas sobre diversas áreas, com vista a uma melhor adaptação de migrantes no concelho.
O projeto Leiria Bike, contemplado na categoria Educação, já distribuiu 120 bicicletas pelas escolas de ensino básico de Leiria e tem como objetivo ensinar e promover o uso da bicicleta, cultivando padrões de mobilidade mais seguros e saudáveis e incentivando à mobilidade sustentável entre os mais novos.
Já o Viver Activo, criado há 25 anos, venceu na categoria Desporto. Com o objetivo de promover a atividade física junto da população sénior, o programa incentiva leirienses com mais de 55 anos à prática regular de exercício, contando atualmente com 1.700 inscritos e com atividades que vão desde a ginástica, natação, hidroginástica ao pilates e dança.