Nota de Pesar pelo falecimento de Fernando José Rodrigues
A Câmara Municipal de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Fernando José Rodrigues, conhecido professor, escritor, tradutor, formador e fundador do grupo de teatro O Gato – Palavras de Sobra.
Além do seu longo e vasto percurso ligado ao associativismo e à cultura, em especial no concelho de Leiria, onde residia, foi Leitor nas Universidades de Portsmouth (Reino Unido) e Estocolmo (Suécia), país onde foi convidado a traduzir para inglês, o discurso que José Saramago leria, em 1998, na Academia sueca, na cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Literatura.
Autor de diversos romances, foi responsável pela realização dos Roteiros Literários e pela realização da Rota d’O Crime do Padre Amaro cuja dramatização e direção de atores era da sua autoria. Em 2023 esteve envolvido na recriação teatral A Revolta do Milho: 1942-1943, iniciativa de relevância histórica e cultural, criada no âmbito do Orçamento Participativo Municipal, e cujo sucesso levou o encenador e O Gato, CaosArte, Manipulates e TASE aos palcos em Lisboa, por ocasião da 4.ª edição da BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas 2023.
Neste momento de grande pesar, o Município associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.