Passar para o Conteúdo Principal
Links rápidos

Infância e Juventude

Programa Tesouro das Famílias


É um programa de prevenção em meio familiar, de média/longa duração, dirigido a famílias com crianças entre os seis e os doze anos onde se privilegia o treino de competências familiares, que pretende atuar sobre os diversos fatores de risco e proteção no seio das famílias.
O Programa é promovido pelo Município de Leiria, em parceria com outras organizações locais, destina-se a famílias com crianças entre 6 e 12 anos, e organiza-se em sessões semanais de grupo, com técnicos/as de diversas áreas de conhecimento (psicologia, serviço social, animação social, educação social, etc.).

Os objetivos gerais do Programa Tesouro das Famílias são:

  • Dotar a família de mais e melhores competências, que contribuam para o seu desenvolvimento global;
  • Melhorar a qualidade dos afetos e relação pais-filhos;
  • Desenvolver competências de comunicação familiar;
  • Promover o bem-estar das famílias e dos seus elementos numa perspetiva integrada (físico, social, psicológico);
  • Aumentar processos de resiliência familiar (sistemas de crenças e significados, processos organizacionais e comunicação/resolução de problemas).

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)

Consciente da importância que assume a intervenção eficiente e eficaz, nas situações de perigo, conforme a Lei n.º 147/99 de 01 de setembro, a Câmara Municipal tem vindo a proporcionar todo o apoio necessário ao funcionamento da CPCJ de Leiria, através do apoio logístico, concretizado na cedência de instalações, sitas no Largo da República/Edifico da Câmara Municipal, equipamento informático, telecomunicações, transporte de técnicos e crianças em acompanhamento, material de escritório, etc. e através de cedência de recursos humanos.


O que é a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria?
É uma instituição oficial não judiciária, com autonomia funcional, que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.


Como funciona?
A CPCJ de Leiria funciona na modalidade de Restrita e de Alargada. A CPCJ Restrita, reúne semanalmente, às quartas-feiras, no edifício da Camara Municipal de Leiria.

 

Como participar uma situação?
A comunicação pode ser efetuada pessoalmente, por escrito, por telefone ou fax:

  • Por entidades escolares, policiais, estabelecimentos de saúde, etc.
  • Pela própria criança;
  • Por vizinhos e familiares.

 

A Lei prevê a obrigatoriedade da comunicação para qualquer pessoa que tenha conhecimento de situações que ponham em risco a vida, a integridade física ou psíquica e a liberdade da criança/jovem. A confidencialidade da comunicação é garantida sempre que solicitado.

Contactos
Telefone: 244 839 649
Telemóvel: 927 418 368
Fax: 244 838 658
e-mail: cpcjleiria@gmail.com

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999